Nasser conseguiu vencer as areias da etapa de hoje e conquistou a primeira posição (foto: David Santos Jr/ www.webventure.com.br)
A convite do Webventure, Kleber Tinoco, organizador do Rally RN 1500, fará comentários diários sobre o Rally dos Sertões 2009. Acompanhe:
Como se diz no sertão o 7º dia foi sufrido. Uma etapa daquelas bem complicadas, repleta de dificuldades e calor intenso, onde as areias fizeram as suas vítimas… Nos carros, por exemplo, dos 29 que largaram apenas 18 conseguiram cumprir a especial no tempo previsto.
Unânime é a opinião de que esta é a edição mais difícil de todas as disputadas até hoje e isso obviamente, tem deixado muitos veículos pelo caminho, projetando um grid pequeno (e valente) para a chegada em Natal.
Motos
A novidade do dia foi o desempenho do talentoso Nielsen Bueno (Campeão Brasileiro de Enduro, medalha de ouro no Six Days) que em sua estréia no Sertões fez um belo resultado, segundo colocado na 7ª especial com uma diferença de 1 segundo, isso mesmo, apenas 1 segundo para Zé Hélio que pra variar, venceu novamente, mantendo tudo sob controle!
Nesta etapa ficou bem claro que Denisio Nascimento resolveu tirar a mão e passou a controlar a sua vantagem para o terceiro colocado, com isso fez apenas o sexto tempo na etapa. Aliás, deixar como está para ver como é que fica é lema dos cinco primeiros…
É por isso que na classificação geral, tudo continua exatamente igual: Zé Hélio lidera com Denisio Nascimento em segundo, Juca Bala em terceiro, Guto Klaumann em quarto e Rodolpho Mattheis em quinto. Minha opinião é que esse resultado não muda mais.
Quadriciclos
Na especial deu Carlo Collet de novo!
Enquanto Cristiano Souza segue na manha, Collet acelera em busca de reduzir a vantagem do líder e torce para que um erro ou quebra altere o roteiro da história, ou seja o homem está pronto para dar o bote!
Com a conquista da 7ª etapa Collet conseguiu reduzir para 39 minutos a diferença para o líder, ainda é muito tempo para descontar em três dias, mas…
Carros
Embaralhou tudo de novo! Na 6ª etapa foi Espanha, na 7ª deu Qatar. Nasser Al-Attyah venceu a etapa com uma vantagem de tempo suficiente para descontar a diferença e garantir a liderança no geral com apenas 1m41s de folga para Carlos Sainz.
Brilhante foi o dia de Jean Azevedo que superou todas as dificuldades possíveis de roteiro, problemas no carro e no equipamento interno de comunicação para chegar mais uma vez em terceiro na especial, atrás dos Touraegs.
Vale destacar a ascensão da dupla Felipe Bibas/Emerson Cavassim que fez o 4º tempo na especial, subindo na classificação, e a queda de Riamburgo Ximenes que não completou a especial e despencou na classificação geral.
Parece que a corrida particular da equipe Volkswagen vai garantir fortes emoções ao final do rally, mas eu sinceramente acredito que Sainz vence de qualquer jeito, inclusive se for necessário o jogo de equipe para que isso aconteça!
Já que os Touaregs ocupam a 1ª e a 2ª posições na prova, vamos tratar dos brasileiros: Jean Azevedo consolidou a sua 3ª posição na classificação geral e de líder dos carros comuns com uma boa margem (1h44m) para a dupla Roberto Reijers/Rogério Almeida que ocupa a 4ª posição, mantendo uma diferença de 33m14s para Felipe Bibas/Emerson Cavassim que assumiu a 5º posição com uma vantagem de apenas 9m33s para Luis Facco/Silvio Deusdará, 6º colocados.
Esse cenário é praticamente definitivo entre os carros e não acredito em alterações significativas nesta categoria, pelos menos por estratégia, pois todos estão apenas fazendo a manutenção das suas posições.
8º dia
A 8ª etapa segue a escrita da prova, não vai dar moleza para ninguém, são 421 quilômetros de etapa entre Petrolina e Juazeiro do Norte, com 213 quilômetros de especial.
O temido calor do sertão vai ser ainda mais infernal e obviamente isso sacrifica máquinas e pilotos, mas como o objetivo comum é terminar a prova, devemos ter uma etapa de poucas novidades, vamos esperar!
Este texto foi escrito por: Kleber Tinoco, especial para o Webventure
Last modified: julho 1, 2009