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Análise: Primeiras etapas do Sertões 2008


Início de prova favoreceu estrangeiros (foto: Ricardo Leizer/ www.webventure.com.br)

Direto de Natal (RN) – Apesar dos campeões de 2007 acreditarem que o favoritismo é todo “gringo”, eu acho que o resultado do primeiro dia, mesmo com a vitória de Després nas motos e de De Villiers nos carros, não representa exatamente o que veremos ao final do rally, afinal o Sertões é uma prova longa, difícil e cheia de variáveis e muita coisa pode acontecer entre os 4.199km que ainda restam até a chegada em Natal.

O primeiro dia de prova foi relativamente curto, com uma especial de 184 km, sem grandes dificuldades no roteiro e de alta velocidade, favorecendo aqueles com veículos mais potentes e rápidos, leia-se KTM´s oficiais e VW Touaregs…

Vale destacar que nas motos, a maior parte da “esquadra brasileira” de ponta, anda com as 450cc, contra as 690cc da “tropa de elite” européia.

Mas, mesmo um primeiro dia “tranqüilo” foi capaz de alterar alguns prognósticos: Juca Bala viu a sua Yamaha 450 pegar fogo e explodir; Tiago Fantozzi teve problemas com o tanque de combustível da sua moto e terminou na 41ª posição. O português Helder Rodrigues uma das estrelas do Dakar 2007 finalizou em 33ª; o espanhol Marc Coma caiu e precisou ser atendido pelos médicos, mas, mesmo assim completou a etapa em sexto.

Dois dos nossos favoritos nos carros, Felipe Bibas e Mauricio Neves, tiveram problemas e só conseguiram completar a etapa respectivamente em 36º e 41º.

É exatamente nos carros onde a disparidade é maior; basicamente são os “Volkswagen” e o resto, mas a partir de hoje provavelmente isso comece a mudar, pois o rally começa a ter o “jeito” que os brasileiros gostam e são acostumados, com alternância de trechos travados e rápidos, grande diversidade de terrenos e principalmente muita navegação; coisas que não são comuns para os “gringos”.

Esta 2ª etapa, entre Rio Verde e Aruanã, terá 481 quilômetros, com 222 quilômetros de especial. A organização preparou uma especial dura, difícil, com serras, erosões, mata-burros, trial, pedras… Possivelmente será a primeira “quebradeira” do rally. É hora de cuidar do equipamento!

Hoje teremos a “esquadra brasileira” completa, tanto nos carros quanto nas motos, quem teve problemas ontem “retorna” e a prova torna-se ainda mais disputada.

Nas motos, a diferença é de 00:03:26 entre o primeiro e o quinto colocado, com José Helio em 4ª e Sthenio Pessanha em 5º; nos carros 00:07:21 separam os cinco primeiros, sendo Reinaldo Varela o 4º e Cristian Baungart o 5º.

Vamos aguardar o fim da etapa para avaliar o desempenho dos estrangeiros, principalmente nos carros, mas acredito que hoje teremos uma boa performance “nacional” nas duas categorias mais disputadas, pois nos quads e caminhões a disputa é caseira.

Fico aqui na torcida, muito otimista!


* Kleber Tinoco é organizador de rali no RN e um dos idealizadores das provas que originaram o Sertões. Em 2008 está responsável pela festa da chegada da prova em Natal. As informações e opiniões contidas neste texto não expressam necessariamente, a filosofia do Webventure.

Este texto foi escrito por: Kleber Tinoco*, especial para o Webventure