Este foi só o primeiro dia (foto: André Chaco/ www.webventure.com.br)
A convite do Webventure, o piloto de rali Riamburgo Ximenes fará comentários e análises diárias dobre o Rally Dakar 2009 e o desempenho dos brasileiros. O piloto já esteve na prova em 2007 e participa de diversas competições nacionais.
O Rally Dakar 2009 começou com muitas surpresas, como o primeiro lugar de Nasser Al Attyah, da BMW, seguido das Volkswagen, Luc Alphand, da Mitsubishi, em quinto, e Stephane Peterhansel, em sexto.
Embora esteja tudo muito parecido, a diferença entre Nasser e Peterhansel é de menos de cinco minutos e cada equipe tem sua estratégia para a prova. A Volkswagen, que tinha superioridade, ficou a dois minutos da BMW, que é foi grande surpresa do dia.
Os brasileiros tiveram um dia maravilhoso, com Guilherme Spinelli/ Marcelo Vívolo em 11º, apenas a 12 minutos do líder, e Jean Azevedo/ Youssef Haddad, a 15 minutos. O Varella vinha bem, ganhando mais de 50 posições, mas o sistema de rastreamento parou de informar a posição quase no final. Tomara que ele esteja bem e termine a prova. Já o Paulo Pichini terminou em 101º lugar, fazendo sua prova de chegada.
Mais surpresas – A prova também trouxe mais surpresas para os brasileiros, com o Zé Hélio, em uma moto de 450cc, entre os Top-10, terminando em 9º lugar. O caminhão de André Azevedo ficou em 8º lugar.
Esse é o Dakar que apenas está começando e os motores apenas aquecendo. Não dá para tomar nenhum partido e chegar a qualquer conclusão, pois foi uma especial rápida, sem grandes dificuldades. Vamos aguardar o restante dos dias.
Este texto foi escrito por: Riamburgo Ximenes, especial para o Webventure
Last modified: janeiro 3, 2009