Escola Helena Aguiar na periferia de Cumbuco (foto: Patricia Croci)
Direto de Cumbuco (CE) – Pela terceira vez consecutiva o pessoal da ONG Juventude Solidária, responsável pela Ação Social durante o Rally dos Sertões, realiza suas atividades na Escola Helena Aguiar Dias, na periferia de Cumbuco. A equipe foi recebida com muito carinho e a certeza de um bom atendimento. Muita gente foi até a escola apenas para rever os voluntários.
Edgar Wiganckon, 35 anos, conhecido como Chuck foi ao Posto de Saúde, que é integrado à escola, apenas para tirar fotos para os seus documentos. Este tipo de serviço foi bastante procurado durante os 10 dias de atividades, mas ele não é oferecido pela equipe da Ação Social. Solícito, Edgar ajudou o pessoal a descarregar os caminhões com as doações de medicamentos, mantimentos e material escolar.
Pagador de Promessa – Bastante à vontade, Chuck contou sua história: há dois anos ele sofreu um acidente de moto na capital paulista que atingiu seu nervo facial e ele quase perdeu a visão esquerda. Na mesa de cirurgia ele decidiu que se sobrevivesse sem seqüelas pagaria uma promessa ao Nosso Senhor do Bonfim: iria a pé até Salvador. Quando chegou na Bahia, resolver seguir até Fortaleza.
A viagem entre São Paulo e a capital cearense, feita a pé, demorou seis meses e 10 dias. Durante a caminhada Chuck se virou como pode: trabalhou como jardineiro em Salvador (BA), como vendedor de salada de frutas em Olinda (PE), como barman em Natal (RN) e, também, vendeu peças de artesanato que produzia.
Ao chegar em Cumbuco, foi acolhido pela comunidade e começou a trabalhar com turismo. Hoje ele faz parte de uma equipe que organiza passeios de pára-quedas para turistas e não pensa em retornar à capital paulista. Tenho tudo o que preciso por aqui.
Este texto foi escrito por: Patricia Croci
Last modified: julho 10, 2004