Atualizado às 18h30.
Pela primeira vez neste Dakar, o Brasil conquista um lugar no pódio. A façanha é do time formado pelos brasileiros André Azevedo e Maykel Justo, além do tcheco Jaromir Martinec, que levou o pesado da equipe Petrobras Lubrax ao segundo posto na penúltima etapa do rali entre as cidades de Nasca e Pisco.
O Tatra pilotado por André finalizou a especial, de 275 quilômetros cronometrados, em 3h53min41s, apenas 20min14s atrás do vencedor, o Kamaz do russo Andrey Karginov.
“Chegar nesta colocação após uma etapa com dunas difíceis e traiçoeiras é motivo de comemoração. Ainda mais que estamos com a equipe completa em todas as categorias que disputamos. Além disso, ficamos muito contentes em conquistar uma posição de destaque em nosso continente, pela primeira vez”, comemorou André. “Conseguir este resultado num momento especial de minha carreira é emocionante”, acrescentou.
Líderes. Na disputa pelo título da categoria, pouca coisa mudou. O holandês Gerard De Rooy (apenas o sexto do dia) administra uma vantagem de 53min16s na classificação geral sobre seu compatriota, Hans Stacey.
Este texto foi escrito por: Renato Brandão