O atual líder entre as motos Despres (foto: Marcelo Maragni / Redbull)
O piloto de caminhão André Azevedo comenta o percurso da 7 º etapa do Dakar, que começa e termina em Copiapó, no Chile. Haverá um pequeno deslocamento de 154 quilômetros e 444 quilômetros de especial para as quatro categorias.
É uma etapa que chamamos de laço: ela sai e retorna ao mesmo lugar. Esta é uma região de muitas dunas e terrenos com cactos, vegetação que não encontrávamos no Deserto do Saara, na África.
Aqui, se a organização quiser, pode complicar muito, por causa das dunas: a navegação é terrível, pois os carros precisam atravessar várias dunas até encontrar um vale, onde há várias opções de caminho para chegar a uma região turística chamada Baia Inglesa, no Pacífico.
E somente nesta etapa a gente tem autorização para chegar até o dia seguinte de volta ao acampamento. Por exemplo: se eu largo hoje às 8h, eu posso terminar a etapa até às 18h do dia seguinte, sem ser desclassificado, mas perdendo o dia de descanso, que é domingo. Por isso, já dá para imaginar o grau de dificuldade que a organização apresentará para nós nesta etapa.
Este texto foi escrito por: Rodolfo Gomes