Webventure

André Azevedo conquista primeira vitória


André Azevedo na especial que venceu nesta segunda-feira. (foto: Ricardo Ribeiro)

Mais uma boa notícia para o Brasil: nos Caminhões, André Azevedo foi o campeão na etapa em forma de laço realizada hoje em Atar (Mauritânia). É a primeira vitória do brasileiro nesta edição. Ao lado do navegador Tomas Tomecek ele busca o título na geral e está na vice-liderança após nove etapas (sendo uma de dois dias, a “etapa-maratona”).

“Em 2002 estamos levando boas recordações de Atar. A primeira é essa
vitória na categoria caminhões, derrotando o Kamaz do russo Vladimir
Tchaguine, que têm muito mais potência que o nosso Tatra. A segunda é o tempo, que está ótimo, com muito sol”, disse Azevedo.

André precisou de 5h15min46 para completar os 366 km de especial, nos arredores de Atar. Na disputa pelo título com Caminhões, o primeiro é o russo Vladimir Tchaguine, que ficou em terceiro no trecho cronometrado de hoje. Em segundo ficou o tcheco Karel Loprais.

Na classificação após nove etapas, o brasileiro é o vice-líder com tempo acumulado de 27h28min47. A diferença entre ele e Tchaguine ainda é grande, de 1h36min25. Em relação a Loprais, terceiro na acumulada, André tem menos de dois minutos de vantagem.

Mais Brasil – Klever Kolberg também comemorou o oitavo melhor tempo na geral de Carros nesta segunda-feira, que o colocou na décima posição na classificação geral após nove etapas. “Estou feliz com o resultado. Chegar em oitavo no Paris-Dakar é como chegar em segundo na Fórmula-1, e não estamos com nenhuma Ferrari ou McLaren”, comparou.

Antes mesmo de entrar no trecho cronometrado, Klever e Pascal tiveram
problemas com os odômetros digitais do Pajero Full, aparelhos que marcam a quilometragem percorrida. “Eles pararam de funcionar. E nem o GPS conseguimos usar, que, além de indicar a posição geográfica exata via satélite, também tem esta função”, contou.

Não foi só. No km 7 da prova, o pneu dianteiro direito perdeu pressão e saiu da roda. “O sistema que enche e esvazia os pneus em movimento está com defeito”, contou Kolberg.

ParabénsAproveite e mande os parabéns para os brasileiros escrevendo no nosso Muro de Recados (clique aqui). Ou então faça seu comentário sobre o rali e outros participantes.

Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira