Foto: Pixabay

André Azevedo é confirmado como tetracampeão

Redação Webventure/ Offroad

O caminhão Mercedes-Benz da dupla Azevedo/Pereira no Sertões 2002. (foto: Marcelo Krings / www.webventure.com.br)
O caminhão Mercedes-Benz da dupla Azevedo/Pereira no Sertões 2002. (foto: Marcelo Krings / www.webventure.com.br)

O piloto André Azevedo e o navegador Robson Pereira foram confirmados nesta terça-feira (13/08) como campeões da categoria Caminhões do Rally dos Sertões 2002. A ação torna Azevedo o competidor mais premiado dos 10 anos de história do evento, com quatro títulos.

O resultado final da categoria estava indefinido desde o término da competição, em 2 de agosto. Em nove dias de especiais, Azevedo e Pereira foram os mais rápidos no tempo acumulado extra-oficial. Cabia aos comissários da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) homologar esse título, mas um protesto dos pilotos Luciano Cunha, Alfredo Yahn e Ricardo Domingues, contestando o resultado, fez com que a indefinição se prolongasse até hoje. Na festa de premiação do Rally, realizada em 3 de agosto, Azevedo e Oliveira receberam o prêmio apenas “simbolicamente”.

Por causa do PC – De acordo com o protesto apresentado pelos concorrentes, André Azevedo deveria ser penalizado porque não teria passado por um Posto de Controle na etapa cronometrada do dia 26 de julho, no estado de Goiás. Todos os competidores são obrigados a passar pelos controles da organização, comprovando que não pegaram um “atalho”.

Naquele dia, Azevedo chegou a ser punido com acréscimo de tempo, mas entrou com recurso apresentando provas de sua passagem pelo PC e teve a penalização retirada. Para comprovar que esteve no local determinado, o piloto apresentou gravações do GPS (Global Position System), um pequeno aparelho que recebe sinais de vários satélites para indicar a localização exata do usuário. O GPS não só mostrou que Azevedo foi ao local determinado para o controle, como também indicou a velocidade do caminhão, a hora exata e a localização geográfica do ponto demarcado.

A conclusão – O protesto dos demais pilotos contra a retirada desta penalização foi considerado improcedente em reunião no início da noite de ontem (12/08) entre Ricardo Costa (Costinha) e Detlef Altwig, comissários da CBA, e os pilotos e equipes envolvidas. A divulgação da classificação final para Caminhões foi feita por Costa nesta terça.

Tetracampeão, André já havia conquistado um título na categoria em 2000. Também foi vencedor do Sertões em 1997 e 98, na categoria Carros, como navegador de Klever Kolberg. Para Pereira, que é médico, é um título que veio logo em sua estréia no Rally.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: agosto 13, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure