Foto: Pixabay

André Azevedo é o piloto mais premiado do Sertões

Redação Webventure/ Parceiros

Caminhão Mercedes-Benz 2428 (foto: Ricardo Ribeiro / VipComm)
Caminhão Mercedes-Benz 2428 (foto: Ricardo Ribeiro / VipComm)

São Paulo Pela primeira vez na história do Rally dos Sertões, que começará dia 23 de julho em Goiânia, um piloto busca o inédito pentacampeonato da maior prova off road da América Latina. Esse é o caso de André Azevedo, piloto de caminhão da Equipe Petrobras Lubrax e que há 16 anos representa o Brasil no Rally Paris-Dakar. Em 2002 André conquistou o título com um Mercedes-Benz 2428 ao lado do navegador Robson Pereira, com quem competirá novamente esse ano.

André Azevedo é o piloto mais premiado da história do rali, com dois títulos na categoria Carros como navegador de Klever Kolberg (97 e 98) e dois entre os caminhões, em 2000 e 2002. “Estou bastante motivado para esta edição do Sertões devido à grande infra-estrutura da Mercedes-Benz este ano. Estamos nos empenhando para que o caminhão conquiste o bicampeonato na prova. Já fizemos vários testes e estamos muito felizes com a eficiência do caminhão”, afirmou o piloto.

O caminhão Mercedes-Benz 2428 de André Azevedo e Robson Pereira passou por algumas modificações para disputar a 11ª edição do Sertões. Um delas será a utilização do novo câmbio automático de seis marchas fabricado pela ZF do Brasil, que já foi testado durante o Rally Rota Sul, em abril deste ano. O caminhão também ganhou um radiador suplementar da Behr por causa do novo câmbio automático. “Os pneus TG 85 da Pirelli participaram de uma evolução, tornando-se mais resistentes para suportar toda a pauleira do rali”, concluiu Azevedo.

No Sertões o piloto estará disputando o título da categoria caminhões fortes candidatos, como as duplas Luciano Cunha/Carlos Brites e Alfredo Yahn/João Herrmann, que correrão com caminhões Volkswagen.

Além de André Azevedo e Robson Pereira entre os caminhões, a Equipe Petrobras Lubrax terá mais um carro e uma moto disputando o Rally dos Sertões. O piloto Klever Kolberg, que correrá em busca da terceira vitória, usará uma picape Mitsubishi L200 Evolution com motor diesel junto com o navegador Lourival Roldan. Jean Azevedo, irmão de André, tentará o tetracampeonato com uma moto KTM 525.

Conheça André Azevedo e Robson Pereira

ANDRÉ AZEVEDO
1987 – Campeão do Enduro das Montanhas
1985, 86 e 89 – Vice-campeão do Enduro da Independência
1990 – Vice-campeão do Rally Paris-Dakar – Cat. Motos 600 cc
1991 – Campeão do Rally Paris-Dakar 1991 – Cat. Motos Maratona
1993 – Terceira colocação no Rally Paris-Dakar – Cat. Motos Maratona
1994 – Vice-campeão do Rally Paris-Dakar – Cat. Motos Maratona Monocilindros
1995 – Quarta colocação no Rally Paris-Moscou-Pequim – Cat. Motos Produção
1997 – Vice-campeão do Rally Dakar/Agades/Dakar – Cat. Motos Produção
1997 – Campeão do Rally dos Sertões – Cat. Carros
1998 – Bicampeão do Rally dos Sertões – Cat. Carros
1999 – Terceiro colocado Rally Granada-Dakar – Cat. Caminhões
2000 – Quarto colocado Rally Paris-Dakar-Cairo – Cat. Caminhões
2000 – Campeão do Rally dos Sertões – Cat. Caminhões
2002 – Campeão do Rally dos Sertões Cat. Caminhões
2003 – Vice-campeão do Rally Paris-Dakar Cat. Caminhões

ROBSON PEREIRA
Esta será a segunda vez que Robson participa do Rally dos Sertões como navegador de André Azevedo. Robson, além de co-piloto, é mecânico e médico especializado no atendimento a emergências. No off road, já disputou e organizou competições de raid. Ele e André se conheceram em 1975, quando estudaram juntos no ginasial e na escola técnica de mecânica. Desde 1953 a família de Robson é envolvida com caminhões, já que o pai dele trabalhava em transportadoras.

1998 – Disputou o Raid da Meia-Noite como “Zequinha” (terceiro integrante) junto com André Azevedo e a esposa dele, Yara. Garantiram o terceiro lugar.

1999, 2000 e 2001 – Disputou a Copa Vale de Raid, sempre como navegador

2002 – Campeão Rally Internacional dos Sertões como navegador de André Azevedo – Cat. Caminhões

O Rally dos Sertões terminará dia 1º de agosto em São Luís depois de 3.825 quilômetros pelos estados de Goiás, Tocantins e Maranhão. A prova está sendo disputada por 221 veículos nas categorias carros, motos, caminhões, quadriciclos e expedition.

A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Minoica Global Logistics, Banco DaimlerChrysler, Controlsat Monitoramento Via Satélite, Mitsubishi Koala, IBM, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Sadia, Dakar Promoções, Vista Criações Gráficas, Adventure Gears, Kodak Professional, Mercedes-Benz Caminhões, ZF do Brasil e Behr.
Assessoria de Imprensa Equipe Petrobras Lubrax

E-mail: imprensa@parisdakar.com.br
Site oficial da equipe: www.parisdakar.com.br
PABX: (11) 3865-5741

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: fevereiro 22, 2017

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure