André Azevedo terá que poupar o caminhão hoje (foto: Maindru/ Divulgação)
Hoje é 12 de janeiro, vamos de Bamako para Labe. Estamos saindo do Mali e entrando na Guiné. Para mim esse país é uma novidade, a vez que o rali passou por lá, meu veículo tinha quebrado e eu não consegui chegar na Guiné. É completamente novo.
O total do dia tem 872 quilômetros, com 197 no primeiro deslocamento, para sair da capital do Mali, 378 de especial e mais 307 para chegar em Labe. As condições são as mesmas dos dias anteriores, muita estradinha, aqui vamos encontrar um pouco mais de vegetação com montanhas. Tem que ter um pouco mais de cuidado com o caminhão porque as estradas vão ficando cada vez mais apertadas e também na navegação para não se perder.
Temos que torcer para não chover. Em edições anteriores, que eu não estava participando, o Jean e o Klever disseram que já tiveram etapas que foram canceladas para os caminhões por causa de chuva e lama. Os caminhões de dez toneladas ficariam atolados e não conseguiriam sair sozinhos do local.
Será uma incógnita quando estivermos saindo das montanhas, em lugares que vão ter até 1.600 metros de altitude, não sabemos qual será a condição meteorológica por ali. E aqui já não é mais areia, tem barro quando chove, e bastante.
Etapa maratona – Em Labe é etapa maratona, os veículos de apoio não vão estar com a gente aqui. Então a forma como a gente ataca a etapa tem que ser com mais segurança para não causar danos aos nossos veículos. Temos poucos pneus de reposição, eu só levo três comigo no caminhão. Com esse terreno duro, com muita pedra, a chance de furar é grande, então tem que ter um cuidado maior em não destruir os pneus e nem os caminhões.
Além de ser um trabalho maior para nós, que temos que chegar de noite em Labe e nós mesmos que faremos a manutenção nos veículos, para preparar para o dia seguinte. É uma etapa que costuma ser um pouco mais lenta, pois tem que ter uma segurança maior, para não ter erro. Qualquer coisa que precisar da equipe de apoio eu fico a pé aqui, literalmente, em Labe.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: janeiro 12, 2006