Luizão (à esq.) e André (à dir): treinos intensos para o Dakar. (foto: Henrique Skujis)
Depois de competir desde 1999 com a parceria do tcheco Thomas Tomecek no rali Dakar, André Azevedo estréia na edição de 2005, que começa no dia 1º de janeiro em Barcelona (Espanha), com um novo navegador: Luiz Azevedo, o Luizão, que é seu primo e acompanha André em ralis desde 1990, como apoio da equipe.
O convite veio este ano, apesar de eu achar que demorasse mais um pouco. Estou muito contente com o desafio, disse Luizão em entrevista exclusiva para o Webventure. Ele, que tem 53 anos, pilota motos desde 1976 e já participou da categoria Production no Dakar em 2002, quando conseguiu um suado sexto lugar. Aliada a essa experiência, Luizão esteve em quase todas as edições do Dakar que a equipe Petrobras Lubrax participou, como apoio rápido de picape e em 2001 com caminhão.
Ele e André participaram no dia 20 de novembro da etapa Rota dos Bandeirantes, do Campeonato Paulista de Rali Cross-country e ganharam com o caminhão Mercedes 1728. Para eles, que fazem treinos também na Serra da Canastra, todas as pequenas provas são muito importantes, já que a afinidade deve ser total principalmente para competir no Dakar com o caminhão Tatra.
Sobre as competições em 2005 no Brasil, como o Campeonato Brasileiro de Rali Cross-country e Rally Internacional dos Sertões, o atual navegador de André diz que gostaria de continuar na equipe. Ainda estamos pensando no assunto, pois é cedo para comentar, mas a idéia é participar do Rally dos Sertões ao lado de André, revela.
Potência de gigantes – Mira Martinec, jornalista, que é o terceiro integrante do caminhão de André Azevedo no Dakar, continua na equipe. Já Tomecek, engenheiro, vai pilotar outro caminhão Tatra nesta edição do Dakar, com uma equipe tcheca. Serão concorrentes para André, Luizão e Martinec.
Este ano, com a limitação de velocidade de 150km/h para caminhões, Luizão acredita que a disputa ficará ainda mais quente entre os veículos. A principal vantagem que outros caminhões tinham sobre a gente era de potência mesmo, como o caminhão da equipe francesa Schlesser Ford Raid.
Haverá penalização para quem ultrapassar o limite de velocidade e o controle será feito através da leitura do GPS. A equipe Petrobras Lubrax está desenvolvendo um dispositivo de alerta (sonoro ou visual) para avisar os competidores dentro do caminhão quando a velocidade chegar neste limite.
Este texto foi escrito por: Cristina Degani