ABN Amro 2 chega em segundo lugar em Gotemburgo (foto: Oskar Kihlborg/ VOR)
Direto de Gotemburgo (Suécia) – Há muito tempo eu penso nesse momento, o dia final da Volvo Ocean Race. Posso falar que foi exatamente como esperava, milhares de pessoas apinhadas para ver a chegada dos barcos na bela cidade escandinava. Pontes, barcos de expectadores e toda a costa da cidade de Gotemburdo se tornaram lugar para torcer; oportunidade para mostrar o carinho de um povo pelo esporte.
Foi muito bonito ver, ou melhor, ouvir a calorosa salva de palmas para os dois primeiros barcos que aportaram na Suécia, uma verdadeira loucura, mas pelo menos para mim veio misturado a todo esse entusiasmo uma pontinha de tristeza, afinal chegamos ao fim! Agora só em 2008 na próxima edição da VOR.
Essa perna foi realmente surpreendente, afinal o pódio formado pelos Piratas do caribe, ABN Amro 2 e Brasil 1 foi inédito e inesperado, porem refletiu bem o momento atual da competição: um Brasil 1 inegavelmente forte e o ABN Amro 2 querendo mostrar a todos que aqueles bons resultados iniciais não foram obra do acaso e sim da competência.
A largada em Roterdã foi bastante disputada e confusa, e logo na primeira noite houve uma pequena separação da flotilha, alguns barcos mais aterrados e outros mais por fora. E esse foi o ponto dominante na regata, os barcos que conseguiram subir em direção a Suécia encostados em terra conseguiram um ângulo de vento melhor, enquanto os que optaram por ir mais ao mar tinham que enfrentar um contravento desagradável sob ventos muito fracos.
Decisão – Com isso o ABN Amro 2 pulou na frente e assim ficou por quase metade da perna, uma pena não terem conseguido segurar os Piratas, mas essa briga final foi linda, Paul Cayard é considerado um dos melhores velejadores do mundo por méritos e pôde mostrar isso na chegada a Gotemburgo, ultrapassando o ABN Amro 2 na ultima chance que ele tinha. Jogada de mestre.
Uma pena, pois depois de tudo que aconteceu o ABN Amro 2 merecia fechar essa regata com a vitória mas o segundo lugar foi super bem-vindo e todos da tripulação terminam essa maratona com a cabeça erguida e com empregos garantidos.
Aquele jovem time que largou em Vigo não existe mais. Ou melhor, existe, mas deixaram de ser inexperientes e já estão sendo exportados para os sindicatos da Americas Cup. Só por ai o nobre leitor já pode ter uma noção do nível dessa tripulação, não duvido que em menos de dez anos o navegador SiFi e velejadores como o Luke Moloy e George Peet estejam entre os melhores e mais bem pagos velejadores profissionais do planeta, graças a oportunidade que o Team ABN Amro deu a esses jovens talentos; isso sim não tem preço.
Parabéns à vocês meninos, esse segundo lugar tem gosto de primeiro, saboreiem essa vitória na vida de vocês!
Até a próxima,
Andre
Este texto foi escrito por: André Mirsky, do Team ABN Amro
Last modified: junho 19, 2006