Foto: Pixabay

André Mirsky: Um amigo a menos

Redação Webventure/ Vela

Hans Horrevoets (foto: Oskar Kihlborg/ VOR)
Hans Horrevoets (foto: Oskar Kihlborg/ VOR)

Hans Horrevoets, de 32 anos, não estará mais entre nós em Gotemburgo ao fim desta edição da VOR, infelizmente o mar, que ele tanto amava, o levou do convés do ABN Amro 2 e só o devolveu meia hora depois, já sem vida.

É com muito pesar que escrevo esse texto, normalmente tento mostrar aos estimados leitores o lado mágico do iatismo, expressando coisas boas, fatos interessantes da regata, só que no dia de hoje não vai ser assim, é o outro lado da moeda de uma regata tão desafiante, é o lado que não temos como prever, a força da natureza.

Hans, sem dúvida alguma, era o tripulante a bordo do ABN Amro 2 com maior experiência nesse tipo de competição, em 1997/98 a bordo do Brunel Sunergy, ele completou sua primeira volta ao Mundo. Lembro muito bem daqueles dias que nós, recém escolhidos para compor a tripulação do ABN Amro 2 sentávamos a mesa do café da manha e escutávamos todas aquelas histórias e aventuras que ele tinha para contar.

Hans sempre foi uma espécie de exemplo para nós mais jovens, afinal de contas com apenas 23 anos já tinha completado uma volta ao Mundo e aos 32, imaginem, era uma enciclopédia de experiências.

Daqui de terra penso como difícil está sendo esse momento a bordo, como longo foram aqueles minutos a busca do Hans no mar, a decepção de não poder fazer nada para ajudar o amigo ali nos braços de Seb Jose; enfim, uma série de sentimentos que aqueles nove velejadores estão tendo agora, ainda a 1420 milhas de terra.

Recuso-me a pensar que Hans estava no meu lugar no ABN Amro 2, afinal ele entrou após a minha saída da tripulação. Prefiro acreditar que ele, no lugar que estiver, sente um incrível orgulho e satisfação de ter velejado e assim terminar sua brilhante vida, ao lado de pessoas maravilhosas que compõe a equipe do ABN Amro. Afinal de contas, falando por mim e pela maioria dos amantes do mar que conheço, não há uma passagem mais bonita do que essa, em pleno oceano, velejando.

Hans, obrigado por tudo, você sempre foi um grande velejador, técnico e amigo, seu lugar está guardado para sempre nos nossos corações.

Andre

Este texto foi escrito por: André Mirsky, do Team ABN Amro

Last modified: maio 18, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure