Juca comemora vitória no Dakar (foto: Ricardo Ribeiro/ ZDL/AE)
Antes de domar os desafios do deserto africano em sua moto, o brasileiro Juca Bala ‘acelerava’ com cavalos. O campeão da Superproduction 2.2. no Paris-Dakar 2001 começo a carreira no hipismo, onde conquistou muitos títulos. A estréia no off-road foi em 86, na categoria novatos, quando trocou um cavalo por uma moto modelo DT180cc. O título no Dakar vem na primeira vez, em três participações, que Juca consegue completar a prova e é o momento mais importante de uma carreira repleta de títulos.
Em 91, com uma moto CR250cc, adquirida através de rifas feitas por amigos, foi campeão da categoria especial do Paulista de Enduro Velocidade. Fora a conquista em 2001, Juca acredita que seu melhor na modalidade foi 97, pois ganhava quase todas as provas que participava. Outra conquista importante foi o bicampeonato no Rally dos Sertões, o maior da América Latina, em 93 e 96.
Versátil – Além de piloto Juca, foi vereador de São Roque, sua cidade-natal, eleito pelo Partido Verde. Ele diz que gostava de estudar e discutir os projetos e participar das votações. A participação na família também é ponto alto na vida do piloto, casado com Sílvia e pai de três filhos.
A simplicidade virou marca do campeão, que conquistou fãs no país inteiro e é o campeão de mensagens no Muro de Recados da cobertura on line do Webventure no Dakar 2001.
Este texto foi escrito por: Webventure