Webventure

Antidoping estréia na segunda etapa da Copa Internacional de MTB


Largada da segunda etapa de 2005 (foto: Divulgação)

Após as provas da segunda etapa da Copa Internacional Powerbar Reebok de MTB, os primeiros lugares das categorias Super Elite Masculino e Elite Feminino farão exames antidopings. O evento acontece de 20 a 21 de maio, no Restaurante e Motódromo Moinho Velho, em Conselheiro Lafaiete (MG).

Segundo os organizadores, Rogério Bernardes e Tadeu Monteiro, a UCI (União Ciclística Internacional) cobrava a essa medida da prova. “Finalmente conseguimos viabilizar. É mais um passo que a Copa dá rumo à profissionalização do esporte”, completam.

Os exames vão ser feitos através de 75ml de urina de cada vencedor. Depois da coleta, as amostras serão divididas em dois frascos invioláveis e encaminhadas ao laboratório. Se a análise acusar uso ilegal de substâncias químicas, o atleta terá o direito de defesa. Mas se a explicação não for convincente, o biker enfrentará um julgamento e poderá ser punido com uma advertência ou uma suspensão.

A Copa Internacional PowerBar Reebok de Mountain Bike existe há oito anos e esta é a primeira vez que a organização aplicará o sistema de controle de doping. A competição é válida para os rankings da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) e da UCI e suas inscrições custam R$ 100 e vão até o dia 20 de maio (sábado).

Este texto foi escrito por: Webventure