Foto: Pixabay

Antigas trilhas de tropeiros

Redação Webventure/ Destino Aventura, Outros

Morando atualmente em uma Fazenda entre Pirenópolis e Brasília, decidi, em conjunto com um vizinho de fazenda, percorrer uma antiga trilha utilizada por tropeiros. Esse caminho era utilizado para chegar a Pirenópolis, cidade histórica do Estado de Goiás.

Treinamos os animais durante três meses. Tínhamos um plano inicial de percorrer os 85 km em dois dias, fazendo uma pernoite em Cocalzinho, cidade distante 50 km da origem. Saímos por volta de quatro horas da manhã do Distrito de Aparecida de Loyola, pertencente ao Município de Corumbá de Goiás, e rumamos em direção a Serra dos Pirineus. Após 8 horas de cavalgada, com algumas pequenas paradas, atingimos o município de Cocalzinho. Passamos por paisagens belíssimas, com direito inclusive a um bando de Emas (Rhea americana), algo bastante raro na região atualmente.

Demos uma ducha nos animais e nos alojamos em um curral para descansarmos para a próxima etapa. Os animais estavam em ótimas condições e nós, os cavaleiros, também. Aproveitando ser noite de lua cheia, optamos por descansar até as 17h e continuar a viagem à noite.

Por volta de 17h30 horas estávamos novamente na estrada. Atingimos nosso objetivo às 22h, iluminados por uma lua e um céu deslumbrantes. Esta foi apenas a primeira de uma série de viagens que temos feitos ainda faremos. A próxima será para Brasília, algo em torno de 70 km. A idéia é um dia poder cavalgar até a Chapada dos Veadeiros, aproximadamente 10 dias de viagem, percorrendo 370 km.

Este texto foi escrito por: Daniel Rios de Magalhães Borges

Last modified: março 29, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure