Na última quarta regata contou com ventos muito fortes (foto: Rolex/ Daniel Foster)
Na última quarta-feira, a regata de médio percurso da 34ª Semana de Vela de Ilhabela foi marcada por ventos muito fortes, que causaram quebras e pequenos acidentes. José Nolasco, Diretor de Vela do Yacht Club de Ilhabela e Coordenador Técnico do evento, comenta o dia de ontem e fala sobre a previsão para esta quinta e os últimos dias da competição. Acompanhe abaixo.
Ontem foi, digamos, uma regata de verdade. A média de vento foi de 21 nós, com rajadas de 25 a 27 nós. Quem é bom marinheiro não teve problemas. Bom marinheiro significa ter o barco preparado para tudo, revisado, com mastro, velas, tudo em condição. É preciso usar as velas conforme o vento, ou seja, em ventos forte você usa umas velas menores e mais pesadas, mais fortes do que as velas de vento fraco.
Acontece que a maioria não tem um barco preparado, aí começam a acontecer os problemas, mas eles não foram muitos, aconteceram algumas batidas, o que é sempre perigoso porque pode pegar alguém, mas graças a Deus não tivemos nenhum acidente sério.
Para hoje a previsão é de vento fraco, entre 5 a 8 nós. A frente fria está passando aqui e o vento deve ser fraco nos próximos três dias. Espero que dê para fazer as três últimas regatas, mas se não der nós já temos cinco regatas na IMS e ORC, enquanto na RGS e Bico de Proa nós já temos duas e precisamos fazer mais uma. O campeonato está bem tranqüilo, teve vento forte e vento fraco, todos os tipos de vento para todos os tipos de gosto.
Hoje a largada será às 13h, a regata deve ser ao leste, depois da Ponta das Canas. Como disse anteriormente, a previsão é de vento bem fraco, vamos ver se a gente consegue fazer a regata.
Este texto foi escrito por: Roberta Spiandorim
Last modified: julho 12, 2007