Webventure

Ao que tudo indica, carros dos primeiros colocados ainda estão inteiros


Palmeirinha voando baixo… (foto: Isaias Miciu)

Mais uma vez o carro (314) de Paulo Nobre, o Palmeirinha, e de Filipe Palmeiro foi o mais rápido do Rally dos Sertões. A dupla venceu a primeira etapa de maratona de 330 quilômetros em 3h37min57. “Mesmo assim, não adiantava ter vindo para matar ou morrer, pois tem outro dia longo, amanhã”, explica o piloto, se referindo à segunda parte da maratona. “E para os meus conhecimentos mecânicos, tendentes à zero, o carro ainda está inteiro”, disse, brincando, ao Webventure.

Impor um ritmo sem forçar demais também foi a estratégia da dupla Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (301), hoje segundo entre os carros (3h29min44). “O Youssef [navegador] acertou 100% da especial. O Lancer [carro] também: do jeito que ele largou, está aqui para amanhã, impecável”, nos disse Guilherme.

Já Klever Kloberg, que pilota o carro de número 327 com o navegador Flávio de França, contou que o veículo deles também está quase zerado, mas o piloto nem tanto. “Foi uma especial exigente desde o início. Não teve um segundo de refresco: foi pilotagem em piso duro, depois areia fofa, trecho estreito, trial, estrada veloz a 180 quilômetros por hora, areia com mil ondulações… e ainda tinha o calor, pois o ar condicionado quebrou”, reclamou. Mesmo assim, eles terminaram o dia em terceiro (3h35min42). “Amanhã, se eu tiver habilidade, conserto o ar, mas não é prioridade. Ainda não confirmamos, mas parece que um pneu está murchando.”

Consertos de última hora são o que resta aos pilotos, já que durante a maratona, a equipe de mecânicos é proibida de chegar perto dos veículos. “Eu arranquei uma parte da lateral do carro e o escapamento. E só amarrar com arame e ir embora. É a tal da gambiarra, que a gente não gosta, mas nessa hora tem que fazer”, explicou Cristian Baumgart, piloto do carro 312, que chegou em quinto lugar (3h40min15). Na frente deles, veio a dupla Ubiratan Franciosi/Marcão Macedo (316), em 3h39min25.

Resultados gerais
Com o término da primeira etapa de maratona (e 5ª do rali), Guilherme e Youssef são os primeiros colocados até agora, com o tempo acumulado de 14h45min36. Cristian e Beco vêm em segundo (15h10min52), Klever e Flávio em terceiro (15h20min22), Palmeirinha e Filipe em quarto (15h24min00) e Reinaldo Varela e Eduardo Bampi (320) em quinto (15h24min04).

*Colaborou Andrei Spinassé, direto de Lizarda (TO)

Este texto foi escrito por: Marilin Novak*