O sistema Spy, desenvolvido pela Maré Outdoor será utilizado no Rally dos Sertões. Com ele é possível monitorar todos os movimentos das equipes, por meio de um transmissor via satélite ligado ao GPS de cada veículo.
O aparelho já está sendo testado nas provas do Campeonato Brasileiro de Cross Country e nas provas da Mitsubishi. Já foi homologado pela CBA. Com ele também é possível obter dados de telemetria como velocidade média e máxima e produzir animações com o desempenho dos veículos na trilha.
O uso é obrigatório para todos os veículos inscritos no Sertões. Entre outras funções, o Spy irá revelar se o piloto passou dos 150km/h limite de velocidade imposto pela organização para esse ano ou não respeitou a zona de radar. Além das punições, o aparelho também servirá para as equipes medirem com precisão o desempenho dos veículos a cada etapa.
Em caso de parada para prestar socorro, obrigatória pelo regulamento, será possível medir o tempo gasto com o auxílio, que será recompensado, segundo a organização.
Também com a ajuda do SPY, alguns postos de controle virtuais serão criados para saber se o veículo não cortou caminho. A Maré Outdoor disponibiliza a locação do Spy, e os custos ficam por conta das equipes. Serão R$200 pelo primeiro dia de prova e mais R$60 para cada etapa disputada.
Este texto foi escrito por: Webventure