Regra Pan-americana permite combinação de carbono e alumínio (foto: Alexandre Koda/ www.webventure.com.br)
A dupla brasileira do Hobie Cat Bernardo Arndt e Bruno Oliveira teve o pedido de apelação negado e foi desclassificada dos Jogos Pan-americanos. Ontem cinco países entraram com um protesto alegando irregularidades no mastro do veleiro brasileiro e, no fim do dia, os juízes optaram por desclassificar os brasileiros.
Bernardo e Bruno nem foram para a água hoje. Todos os veleiros já estão em frente à praia do Flamengo, nas raias montadas especialmente para a final, esperando o vento aumentar de intensidade para a comissão de regatas autorizar a largada.
Bernardo e Bruno tinham garantido por antecipação o ouro antes mesmo da disputa da final, com o resultado de 11 a 20, impossível de ser revertido ontem. Assim que saíram da água, sem regatas disputadas nesta sexta-feira, os velejadores da Guatemala, México, Estados Unidos, Porto Rico e Costa Rica, entraram com o recurso.
A alegação é que a adriça do mastro brasileiro é composta de fibra de carbono e alumínio, combinação proibida pela regra da Associação Internacional de Hobie Cat. Uma regra exclusiva do Pan-americano, porém, permite o uso deste modelo de adriça.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: julho 28, 2007