Prevenir doenças e lesões é uma das garantias de sucesso na viagem (foto: Arquivo Destino Aventura)
Você sabia que existe medicina para viajantes? Este tema tão específico vai resultar numa palestra no próximo dia 12 de novembro, na Associação Paulista de Medicina (APM), em São Paulo. Aberto a profissionais de todas as áreas, o evento é promovido pelo Departamento de Medicina do Trabalho da entidade e vai abordar dos principais tratamentos e prevenções para as doenças a que estão sujeitas pessoas que viajam constantemente, especialmente a trabalho. Também enfocará orientações básicas para todo e qualquer viajante.
A palestrante será Eliana Battagia Gutierrez, infectologista responsável pelo atendimento do Ambulatório dos Viajantes dos Hospital das Clínicas. Ela destaca que há diversas medidas universais que devem ser seguidas por um viajante. “Uma das mais importantes é observar a qualidade da água e dos alimentos que a pessoa vai ingerir durante sua estadia. Isso ajuda na prevenção de doenças”.
De acordo com o destino – Outros cuidados importantes são em relação à área geográfica para onde o viajante está indo e o tempo que irá permanecer. “Existe a necessidade, por exemplo, de imunizações específicas, dependendo do local para onde a pessoa vai, pois em cada área ela poderá estar exposta a um tipo de doença endêmica”.
A infectologista vai comentar outras recomendações que dizem respeito às imunizações obrigatórias da carteira de vacinação, cuidados com picadas de insetos e com quedas e traumatismos.
A palestra “Medicina do Viajante” faz parte de uma série de eventos voltados para a educação continuada de profissionais da área de saúde e, principalmente, de médicos da área de Medicina do Trabalho, mas pode ser assistida por todos os interessados. Para fazer a reserva, ligue para a APM: (11) 3188-4249. A APM fica à avenida Brigadeiro Luís Antonio, 278, no bairro da Bela Vista.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: novembro 7, 2001