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Apoio é item essencial para disputar um grande rali

Redação Webventure/ Offroad

Juca Villela criou a Off Rush (foto: Freire Neto)
Juca Villela criou a Off Rush (foto: Freire Neto)

Direto de Palmas (TO) – Se depois de ler, assistir e acompanhar tantas notícias, fotos e vídeos sobre o Rally Internacional dos Sertões, você tiver vontade de participar, a primeira coisa a pensar e a definir é a equipe de apoio especializada para te dar suporte nos mais de 10 dias de prova. Isso mesmo, para disputar um rali cross-country enfrentando todos os tipos de dificuldades, problemas e situações, você precisa ter uma equipe que cuide do seu equipamento, hospedagem, alimentação, socorro e suporte durante a prova e tudo isso com eficiência e segurança.

Nesta 16ª edição do Rally dos Sertões, com a presença de pilotos de vários estados do Brasil e até de outros países, os pilotos e navegadores são unânimes: apoio bom é apoio eficiente que está nos momentos e locais essenciais para a segurança e necessidade do piloto, ou próximo. “Não dá para pensar em um rali como esse e não ter um apoio experiente e capaz de servir o piloto sempre que ele precisar, ou ainda planejando toda logística e serviços”, disse o norte-rio-grandense, Márcio Oliveira, empresário, que participa do Rally dos Sertões pela segunda vez consecutiva na categoria quadriciclos.

Os cearenses Armando Bispo e Cléber Rodrigues participam pela primeira vez da prova com um apoio estreante também, a Evolution Centro Automotivo. “Está sendo um desafio para nós e para o apoio, mas confiamos muito no trabalho que eles realizam nas provas do Nordeste, como RN 1500, Mitsubishi Cup e Velobrasil, por isso resolvemos dar esse voto de confiança, e até agora está dando certo”, disse Cléber Rodrigues, que compete ao lado do navegador Eduardo Rebouças com uma L200 RS.

O chefe da equipe Evolution, Aníbal Santos, informa que o trabalho começou há três meses, com a definição dos integrantes da equipe, estrutura, carros de apoio rápido para resgatar os pilotos em caso de necessidade, definição de hospedagem, entre outros detalhes. “O nosso check list é diário e sempre é renovado ou algum item é acrescentado. Outro fator determinando e crucial para o apoio é conhecer o uso e leitura de mapas e GPS”, ressaltou.

Organização e planejamento são fundamentais – A comunicação com a organização da prova, atenção em relação aos briefings diários e localização através de GPS e mapas são essenciais para que a equipe não se perca e chegue antes nos locais estratégicos. “Para esse rali contamos com 11 pessoas na equipe, entre motoristas, mecânicos e profissionais de logística. Uma equipe sai antes para a próximo cidade, com o intuito de encontrar os melhores locais para o acampamento da equipe, e todos os serviços necessários”, explicou.

Para o atual campeão do Rally dos Sertões nos caminhões, Solon Mendes (CE), o apoio tem que ser rápido e não pode falhar. “É tão importante quanto qualquer membro da equipe. Quanto mais profissional e parceira, melhor”, disse. O baiano Daniel Oliveira está satisfeito com o seu apoio e confirma: “Estou recebendo um excelente suporte pelo apoio da atual equipe campeão do Sertões, entre os carros, a Pro Machina. O apoio tem que ficar atento para evitar que detalhes esquecidos complique a vida do piloto durante a especial”.

Neste fim de semana (21 e 22/06), os competidores do Rally dos Sertões enfrentarão, pela primeira vez nessa edição, uma etapa maratona, na qual os veículos não podem ser reparados. Entre Niquelândia (GO) e Paranã (TO), quarta etapa, a organização informou que os desafios serão os mais difíceis e complicados de toda a história do rali.

Após 482 quilômetros de prova, no sábado, os equipamentos que concluírem a etapa ficarão no Parque Fechado e não poderão ser revisados e consertados.

O apoio de cada veículo só poderá mexer nas máquinas em Palmas (TO), após mais 454 quilômetros de prova. “Serão quase 1000 km sem apoio mecânico. Depois de domingo, o rali começará a ser definido. O trabalho na noite de sexta para sábado foi intenso em todos os acampamentos dos apoios. Todos os itens e componentes foram reparados, apertados e conferidos”, ressaltou o piloto Riamburgo Ximenes.

Apoio exclusivo e especial para pilotos especiais – Em 2005, quando completou 40 anos, o executivo do setor financeiro, Juca Villela, pediu um presente diferente para sua esposa. Queria uma moto e competir no Rally dos Sertões. Após sofrer muito com um apoio feito para piloto profissional e sem ter experiência, ao lado da esposa Andrea Villela, montou uma equipe de rali voltada para pilotos amadores que prezassem pela qualidade nas acomodações durante a prova, uma alimentação de acordo com o gosto do piloto e que competir fosse prazer, não sofrimento.

“Foi assim que nasceu a Off Rush. No Sertões deste ano estamos com 12 pilotos e ao invés de sofrer após enfrentar um dia todo em cima de uma moto, curtimos momentos de alegria e prazer entre amigos”, ressaltou Juca. Para Dea Villela, chefe da equipe, o grande desafio é montar uma logística eficiente que possa estar em todos os pontos de abastecimento, chegada e largada de especial, apresentando segurança e conforto para os pilotos exigentes da equipe.

Outro grande diferencial da Off Rush, é o “piloto-mochila”, que corre junto no rali. Experiente, forte e especializado em mecânica para motos, Marcio Di Paolo é um verdadeiro “anjo da guarda” dos integrantes da equipe. “Eu sempre fico atrás do último piloto. Se ele precisar de qualquer ajuda ou reparo durante o trecho de especial de velocidade, eu estarei pronto para fazer o que for necessário”, explicou Di Paolo. A Off Rush é a única equipe no Brasil com esse tipo de serviço especializado nas motos.

Dea lembra ainda que para ser eficiente em um rali grande e com logísticas tão complicadas como o Sertões, é preciso ter mais do que o Plano A pronto. “É preciso ter sempre os planos B e C prontos, pois sempre vai acontecer o improvável e o imprevisível.”

Então não esqueça, antes de pegar uma moto, equipamentos e se inscrever em um rali cross-country, procure informações, troque idéias com competidores experientes e escolha a equipe de apoio que caiba no seu orçamento e ofereça o que você precisa para competir com segurança e eficiência


Freire Neto é jornalista profissional, com 10 anos de atuação. Assina uma coluna semanal chamada Motores & AÇÃO há 6 anos e a 5 anos possui um programa de tv com o mesmo nome. Em 2008, iniciou parceria com a BAND e lançou mais uma produção para TV, o programa diário, BAND ESPORTES e AÇÃO. Especializado em off-road, automobilismo e esportes, Freire atua em todo o Nordeste e em alguns outros pontos do Brasil. As informações e opiniões contidas neste texto não expressam necessariamente, a filosofia do Webventure.

Este texto foi escrito por: Freire Neto*, especial para o Webventure

Last modified: junho 22, 2008

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