A Vendée Globe, a maior regata solo de volta ao mundo sem assistência e sem pausas, tem o primeiro bicampeão após 84 dias ao mar. Michel Desjoyeaux teve problemas elétricos no barco e teve que retornar para Les Sables DOlonne. Quando voltou à competição, estava 44 horas e 671 milhas atrás do líder.
Além da vitória, Michel Desjoyeaux estabeleceu novos recordes e cumpriu o percurso em 84 dias, 3 horas, 9 minutos e 8 segundos com a média de 12,3 nós.
Eu gostei muito de ficar sozinho nesses três meses. O primeiro mês foi muito quieto. O segundo já foi mais duro e o terceiro eu estava com meu amigo Bilou. Eu sofri muito menos esse ano. Talvez porque eu esteja mais velho, talvez porque eu tenha mais experiência, então estava mais a vontade, contou o campeão.
Sobre o retorno para a relargada, ele disse ter sido bom para estabelecer seu próprio ritmo. O fato de ter estabelecido 40 horas de atraso me permitiu encontrar meu próprio ritmo, não tendo que me preocupar com o ritmo dos outros. Velejei como achei que deveria e parece ter funcionado bem. Eu pensei que seria impossível alcançá-los na Austrália, disse.
Michel Desjoyeaux foi recebido com festa e mais de 200 mil pessoas em seu retorno à França e disse ter sentido uma série de emoções por todo tempo que ficou ao mar. Por três meses pensei o que estava acontecendo e nesta noite senti um monte de emoções. Por três meses a vida passou por um ritmo louco. É uma satisfação ser o primeiro barco a voltar pra cá. Eu tomei uma série de cuidados com o barco e existe uma série de problemas. Eu quase perdi meus gurupés e lemes e alguns balaústres, falou ele sobre alguns incidentes que teve durante a regata.
Este texto foi escrito por: Webventure