Webventure

Após acidente, De Gavardo segue hospitalizado

O piloto chileno Carlo de Gavardo foi transferido para o Hospital do Trabalhador, em Santiago do Chile, para continuar o processo de recuperação após um grave acidente sofrido durante o Por Las Pampas Rally, a sétima etapa do Mundial cross-country, que acontece em seu país.

De Gavardo está consciente e estável, mas não se lembra da queda da moto que provocou diversas fraturas, entre elas traumatismo craniano leve. O piloto caiu numa valeta durante a segunda etapa.

Segundo Alberto Pérez, chefe da equipe médica de emergências do hospital, as tomografias realizadas em De Gavardo mostraram seu estado é estável e que não será preciso fazer nenhuma correção. O primeiro atendimento foi prestado na Associação Chilena, em Copiapó, ao norte do Chile, onde o rali acontece. Ali o piloto passou por uma cirurgia onde foram colocados enxertos nas lesões do antebraço esquerdo. Ele também teve uma luxação no cotovelo direito. O médico estima que o período de recuperação do chileno seria de três meses.

Ontem De Gavardo conversou com familiares e amigos. Ainda confuso por causa do acidente, disse a seu pai que está preocupado com sua passagem para o Rally do Egito, onde competiria na próxima semana.

Causa desconhecida – A própria KTM, equipe do piloto, ainda desconhece as causas do acidente, ocorrido anteontem (18/09), 15 minutos depois da largada da especial da segunda etapa do Las Pampas.

O austríaco Hans Trukenpolz, chefe da equipe, diz que em casos assim as culpas são dividas “Sempre existe erro do piloto e falha do sistema de navegação”. Há versões de que o GPS entregue pela organização marcava com erro o ponto do acidente.

Trukenpolz afirma que De Gavardo não precisa se preocupar com seu futuro no time. “As portas sempre estarão abertas para ele”, confirma o chefe, assegurando que o contrato com do piloto será renovado no ano que vem. A KTM segue no Las Pampas com Cyrill Despres, líder nas Motos.

Ausência no Dakar? – Provavelmente De Gavardo não vai participar de nenhuma das etapas restantes no Mundial cross-country, por cujo título ele briga com o francês Richard Sainct. As próximas provas serão no Egito, já na semana que vem e com a participação do chileno totalmente descartada, e em Dubai. As expectativas são de que o piloto se recupere para o Dakar 2003, que começa em 1º de janeiro, na França.

Este texto foi escrito por: Webventure