Webventure

Após acidente no Dakar, Zé Hélio prefere se poupar e desiste de disputar o Rally Barretos 2011


Zé Hélio em ação durante sua boa participação no Dakar 2011 (foto: Divulgação/ SpeedBrain)

Ele se inscreveu, compareceu ao primeiro briefing da competição, mas não poderá estar nas trilhas do Rally Barretos 2011 no próximo final de semana. O piloto Zé Hélio revelou que ainda não tem condições físicas de correr. Um dos melhores do Brasil na categoria motos, ele sofreu um acidente no Rally Dakar, no início do ano, quebrou a clavícula, e agora luta para se recuperar a tempo para o Rally RN 1500, em meados de abril.

“Eu preferi esperar um pouco para não arriscar nada até melhorar da clavícula e estar no RN, que é mais importante para mim”, disse Zé Hélio, explicando que o Rally Barretos não é válido pelo Brasileiro de Rali Cross-Country, principal foco do piloto. “Não é o campeonato que eu disputo”, completou ele. A competição no interior paulista vale apenas pelo Brasileiro de Rali Baja, no qual não é exido dos competidores a orientação por planilhas, inclusive com o track do GPS liberado nesta prova.

Mesmo sem condições de disputar o rali, Zé Hélio confirmou que viajará para a terra da Festa do Peão de Boiadeiro. “Vou para Barretos, vou estar lá presente, vou ver a turma, mas não vou correr não”, disse o piloto, que foi um dos destaques do Brasil no Dakar 2011. Antes de abandonar o maior rali do mundo por causa do acidente que sofreu, ele chegou a figurar no quinto lugar geral da categoria após a terceira etapa.

Agora, Zé Hélio espera retornar aos treinos o mais breve possível. “Vou fazer testes ainda, estou fazendo academia, fisioterapia, mas não andei de moto”, afirmou. A expectativa do piloto é de voltar a treinar neste final de semana, em Jarinu (SP), na pista da MBox. Ele tem pouco tempo até o seu objetivo de retorno às competições, em Natal, no dia 14 de abril, para o RN 1500, que abre o Brasileiro de Cross-Country da categoria.

Nova moto à vista – Já para o rali potiguar, Zé Hélio pode ter uma nova máquina. Trata-se da francesa Sherco, que fará sua estreia em competições nacionais no Rally Barretos, contando com no mínimo seis pilotos, todos pela equipe Off-Rush. O piloto admitiu a possibilidade de correr o RN 1500 com a moto fabricada no sul da França, mas ainda não quis adiantar nenhum detalhe da possível parceria.

“Tem possibilidade, mas não tem nada certo”, disse. “Vou ver com a turma da Sherco, mas a gente precisa testar a moto, ver se vai ser possível levar ela no RN”, acrescentou Zé Hélio, que busca no RN 1500 o seu quarto título da competição. Em 2010, ele se sagrou tricampeão.

Este texto foi escrito por: Rafael Bragança