Webventure

Após derrota, Robert Scheidt se despede da Louis Vuitton Pacific Series


Brasileiro dá adeus nas quartas-de-final (foto: Claudio Augusto/ ZDL)

Em sua estréia em uma das competições mais importantes de match race da vela mundial, a Louis Vuitton Pacific Series, Robert Scheidt, estrategista do barco italiano Luna Rossa, se despediu da regata nas quartas-de-final nesta quarta-feira (11), após ser derrotado pelo americano BMW Oracle.

A vitória deu-se na segunda perna na raia de 1,4 milhas, cerca de 2,4 quilômetros, quando os comandados de Russell Coutts passaram a aproveitar com mais eficiência os ventos de 10 nós que sopravam do quadrante oeste. Na primeira volta, as duas equipes foram penalizadas após quase colidirem no contorno de uma bóia.

Mesmo com a derrota, a tripulação ponderou como positiva a participação na regata. “Tivemos regatas muito difíceis e fomos evoluindo a cada uma delas, o que mostra que temos condições de sermos melhores no futuro”, disse Flavio Favini, treinador do Luna Rossa, concluindo que os velejadores adquiriram experiência e conhecimento técnico com a participação.

Retrospecto – Na primeira fase, o veleiro italiano venceu dois dos quatro confrontos que participou e garantiu presença na Flotilha Ouro. Na segunda fase, entretanto, a performance não foi das melhores, com cinco derrotas em cinco regatas. A vaga nas quartas-de-final veio depois da vitória sobre o Team China, primeiro colocado na Flotilha Prata.

Depois de ganhar do Luna Rossa, o BWM Oracle superou o também italiano Damianni Itália na semifinal e garantiu presença na final Challenge diante do suíço Alinghi. O vencedor deste confronto ganha o direito de enfrentar, na decisão da Louis Vuitton Pacific Series, o pré-classificado Emirates New Zealand, que compete em casa.

Este texto foi escrito por: Webventure