Benke chegou ao cume do Cerro Plata (foto: Divulgação)
O atleta paranaense Camilo Benke conquistou a segunda parte de seu desafio: chegou ao cume do Cerro Plata, montanha de seis mil metros localizada no Cordón Del Plata, menos de 30 dias depois de completar o Ironman do Arizona. Sedento por novas conquistas, agora ele parte para a conquista do Monte Acongágua, o maior das Américas, com sete mil metros de altitude.
Fiquei muito feliz por ter completado esse novo desafio. No Ironman, fiz o meu melhor tempo desde que iniciei os treinos como atleta e, mesmo com o desgaste da prova, subi muito bem o Cerro Plata, conta animado o atleta que atua como médico em sua cidade. Ele conta ainda, que há quase 10 dias ninguém havia feito com sucesso o ataque ao cume devido ao mau tempo. No sábado (12), porém, tivemos um dia ótimo e completamos nosso objetivo. Tive uma boa aclimatação no Plata e tudo está dando certo, por isso resolvi seguir para o Aconcágua.
Ele pretende iniciar a ascensão nesta quarta-feira e a jornada deve levar aproximadamente 10 dias. Localizado nos Andes Argentinos, o Aconcágua fica a cerca de 112 quilômetros da cidade de Mendonza e, por ser o mais alto das Américas, todos os anos montanhistas do mundo todo tentam escalá-lo.
Conhecido por grandes feitos, Benke começou suas peripécias em 2008, quando competiu o Ironman da África do Sul e uma semana depois escalou o monte Kilimanjaro, o mais alto da África. Em seguida, ainda no mesmo ano, ele completou dois Ironman com apenas vinte dias de intervalo.
Jornada – Esta nova epopéia começou no dia 22 de novembro com o Ironman do Arizona (EUA), competição de 3,8 quilômetros de natação, 180 de ciclismo e 42 de corrida, em que ele completou com 9h52min17, na 11ª colocação de sua categoria. Logo em seguida ele partiu para a Argentina, onde contou com a ajuda de um guia local e teve que enfrentar cansaço físico, frio, precárias condições de descanso durante a noite e o ar rarefeito das grandes altitudes.
Há dois anos propus superar desafios. Além de um teste para mim como atleta, acho importante divulgarmos a filosofia da superação, o you can, como eu sempre digo, relata Benke. Aos 31 anos de idade, ele é formado em medicina pela PUC do Paraná e possui MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.
Após tantos objetivos alcançados, nada mais justo do que agradecer o apoio de pessoas e entidades que deram suporte para que ele tivesse condições de enfrentar os extremos. Obrigado a Ronaldo Franzen (Nativo), escalador de Curitiba; Maximo Schneider, da Argentina; e Maria Eugenia, da Ibarrak Expedições; que providenciaram tudo para que meu objetivo fosse cumprido em curto espaço de tempo. E também a Roxana Riveros (Tochi), andinista com mais de 50 expedições, que foi minha parceira na escalada do Plata.
Este texto foi escrito por: Webventure