Sir Robin faz mais uma ultrapassagem (foto: onEdition/ 5 Oceans)
Na noite passada, o experiente velejador britânico Sir Robin Knox-Johnston completou mais uma façanha na regata solo de volta ao mundo Velux 5 Oceans. A bordo do Saga Insurance, ultrapassou o espanhol Unai Basurko, em seu Open 60 Pakea, e agora é o terceiro colocado da Perna 2.
Após ter sido penalizado com 48 horas em terra no início da etapa, esta foi mais uma prova de sua superação. No final de semana passado conquistou a quarta colocação ultrapassando Graham Dalton e agora em terceiro, impôs uma vantagem de 75 quilômetros para Basurko.
Com condições adversas do vento de força contrária assim como ondas e correntezas , tanto o japonês Kojiro Shiraishi, segundo colocado, como o líder suíço Bernard Stamm têm passado muito tempo mudando as velas na tentativa de otimizar a velejada. Tanto a força como a direção do vento são variáveis. Sinto que estamos velejando muito, mas não estamos progredindo rumo a Norfolk. Estamos levando muito tempo, disse o segundo colocado.
O velejador japonês demonstrou preocupação em seu último contato com a organização. Após ter perdido muito tempo com ventos fracos desde que saiu de Fremantle, acredita que seus suplementos de comida e combustível possam acabar antes da chegada a Norfolk, nos Estados Unidos, prevista para o meio do mês de março.
A 14 mil quilômetros da linha de chegada, a distância entre os veleiros em relação ao líder é:
1)Bernard Stamm (Cheminées Poujoulat)
2)Kojiro Shiraishi (Spirit of Yukoh) 3.461 km
3)Sir Robin Knox-Johnston (Saga Insurance) 5.412 km
4)Unai Basurko (Pakea) 5.465 km
5)Graham Daltom (A Southern Man AGD) 5.580 km
Este texto foi escrito por: Webventure