Veículos sofreram modificações (foto: David Santos Jr)
Em sua 22ª participação no Rally Dakar, o piloto André Azevedo, volta para o Brasil com uma novidade: um caminhão novo para disputar as provas brasileiras. É o mesmo modelo (Mercedes Atego), mas será um caminhão novo e faremos toda a preparação nele, afirma.
No Rally Dakar, André usa um caminhão tcheco da marca Tatra, que é mais indicado para este tipo de prova. Porém, na sexta etapa, o brasileiro enfrentou problemas e não conseguiu terminar o maior rali do mundo.
Para os outros veículos da equipe, há outros fatores envolvidos. A troca é sempre em parceria com nossos patrocinadores e apoiadores. Estamos com a Mercedes-Benz, Mitsubishi é o 14º ano e a KTM já estamos há oito ou nove anos juntos, disse. Primeiro é falar com nossos parceiros a continuidade, pensando em uma melhora dos equipamentos para competição. Vamos estar logo mais confirmando nossos veículos para este ano, mas as provas já estão certas, completa. Em 2010, a equipe disputará o Campeonato Brasileiro de Rali Cross-country nos Carros, o Paulista nos Caminhões e o Rally dos Sertões com Carro, Moto e Caminhão.
O caminhão Tatra que a equipe usa no Rally Dakar e fica durante o ano na República Tcheca, também será modificado. Agora é desmontar e começar a agregar as novidades nesse caminhão. Vamos deslocar a cabine cerca de 10 centímetros, para ganhar um ângulo de ataque nas dunas; colocar uma suspensão um pouco mais eficiente; e fazer uma geometria de suspensão mais nova, explica.
O carro que Jean Azevedo usa no Dakar já tem seis anos de competições e é um sonho para a equipe fazer a substituição. A Pajero vamos ver com a Mitsubishi Brasil e com a Petrobras um upgrade. Sabemos que o próximo carro que tem disponível é o Lancer Evolution, ou os antigos HP12, HP13. Vamos ver se conseguimos recurso para isso, disse André.
Melhoras – Aqui no Brasil a economia está melhor para o esporte a motor. Imagino que na nossa assinatura de contrato para a temporada 2010, consigamos recuperar as perdas que tivemos no ano passado, para investir na equipe e melhorar nossos equipamentos e estruturas de apoio, disse André Azevedo.
Para o Dakar de 2011, o piloto espera ser mais competitivo em todas as categorias. Precisamos esperar a decisão de onde será a prova do próximo ano. E é essa renovação que esperamos um pouco mais de recurso para sermos competitivos, completa.
Este texto foi escrito por: Thiago Padovanni/ Webventure
Last modified: janeiro 21, 2010