Foto: Pixabay

Após o Dakar, Jean Azevedo e Emerson Cavassin se preparam para a temporada 2010

Redação Webventure/ Offroad

Jean e Emerson tiram experiências do Dakar (foto: Marcelo Maragni)
Jean e Emerson tiram experiências do Dakar (foto: Marcelo Maragni)

A dupla da equipe Petrobras Lubrax Jean Azevedo e Emerson Cavassin retornam ao Brasil do Rally Dakar com experiência, entrosamento e pique renovado para encarar o Campeonato Brasileiro de Rali Cross-coutry e, inclusive, o Rally dos Sertões. Pela primeira vez juntos, Jean e Bina como é conhecido admitem que mesmo com problemas, a prova serviu de aprendizado para o navegador estreante e para o piloto que tem na bagagem sua segunda prova internacional a bordo dos carros, além dos outros dez nas motos.

“Com relação à empolgação, começa na realização de um sonho. Quem gosta de rali, é como se estivesse jogando Copa do Mundo. Não poderia deixar a oportunidade passar e como disse ao Jean e ao André, agradeço a confiança depositada, espero ter correspondido às expectativas deles”, contou Bina.

Sobre as quebras durante o Dakar, Jean conta que em 2009, o problema do motor, consertado no Brasil, foi superado. Mas o carro, construído em 2004, precisa ser ‘aposentado’. “Vamos tentar trabalhar com os patrocinadores para ter um novo carro e, por mais que mudássemos várias coisas nele, alguma coisa ia dar errado. Nos superamos com as quebras, pois é muito fácil chegar no quarto dia de prova e desistir de tudo. Mas a grande vitória do Dakar é terminá-lo, e esse era o objetivo”, contou o piloto.

A dificuldade que Emerson contou durante o Dakar foi sobre a navegação fora de pista, mas, com a ajuda de Jean, experiente nas motos, o problema foi sanado. “Aqui temos percursos árduos, mas nunca passando no meio do nada; e no Dakar, principalmente, é chegar em um ponto determinado e cada um fazer seu trajeto. Tenho experiência em rali náutico, apesar da comparação, ambas são no meio do nada e a orientação por GPS. Lá no Dakar, era um mar de areia”, relembrou Cavassin. “A moto me ajudou muito, é um diferencial de leitura de terreno que eu tenho elevo para o carro”, complementou Jean.

2010 – A dupla está confirmada para os desafios que acontecem em 2010, e o primeiro será o Rally de Barretos, em março. O carro é diferente do que Jean e Emerson competiram no Dakar, mas a experiência e quilometragem feitas durante a prova, vale como entrosamento forte, tornando a dupla forte candidata ao título.

“Vamos estrear no Brasileiro em março e encarar o Sertões, começaremos a arrumar o carro e deixar tudo em ordem. Aqui corremos com um carro que eu confio bastante. Com ele já fui bicampeão brasileiro e o melhor brasileiro no Sertões”, disse Jean, que contouque não pode usar o mesmo carro no Dakar, por conta de exigências maiores nos veículos. A Mitsubishi usada por ele aqui no Brasil é fabricada aqui no país.

“O Julio (Bonache) competiu com ele este ano, e ele acabou ficando no meio do caminho. Se eu for experimentar, posso jogar um ano todo fora”, explicou o piloto.

Este texto foi escrito por: Bruna Didario/ Webventure

Last modified: janeiro 20, 2010

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure