o Ecover teve que resgatar o Hugo Boss (foto: 5 Oceans)
Durante a disputa da 5 Oceans, regata de volta ao mundo em solitário a bordo de veleiros de 50 e 60 pés, o inglês Alex Thomson ficou à deriva com o Hugo Boss e foi resgatado pelo compatriota Mike Golding. Seis horas depois, o mastro do Ecover de Golding se partiu em dois.
Aos 32 anos de idade, Thomson pretendia ser o primeiro inglês a completar as três mais importantes regatas de volta ao mundo shorthanded, nos tês próximos anos (Vendée Globe, em solitário, Barcelona Race, em dupla e a atual 5 Oceans, solo). Porém, a quilha basculante de seu veleiro apresentou problemas no meio da noite, o que deixou o barco adernado completamente e com as cruzetas na água.
Diante do problema, a única opção foi pedir resgate e o barco mais próximo era de Mike Golding, que deu meia volta para auxiliar o companheiro. Ter um problema mecânico desta natureza, um que eu não posso controlar, neste momento crucial da regata, é devastador. Se houvesse alguma maneira de eu continuar velejando eu o faria. Mas agora infelizmente é abandonar navio, lamentou Alex.
Porém, a maré de azar do velejador parece não ter ficado no barco abandonado, pelo contrário, o seguiu junto ao Ecover. Por volta das 11 horas GMT, 7h de Brasília, o mastro se partiu em dois, por motivos ainda desconhecidos, mas que apontam para falhas estruturais antigas. Com mastreação de fortuna (mastro improvisado) os dois comandantes têm uma jornada de quase mil milhas para alcançar o país mais próximo, a África do Sul.
O resgate – Desde as 23h GMT, 19h de Brasília, de ontem, os dois barcos estavam alinhados e prontos para a transferência, mas os dois velejadores esperaram o amanhecer para efetuar a operação, que foi realizada entre 4h45 e 6h30 GMT (00h45 e 2h30 de Brasília).
Thomson inflou a balsa salva-vidas, vestiu o traje de sobrevivência em todas as camadas termais possíveis, pegou tudo o que conseguiu recuperar e lançou um cabo para o Ecover. Sob um mar muito agitado e ondas altas, ele conseguiu embarcar apenas na quarta tentativa e ainda teve ferimentos na mão, após a balsa bater contra o casco do veleiro.
A 5 Oceans é a mais antiga regata de volta ao mundo em solitário, acontece de quatro em quatro anos. A edição 2006 largou de Bilbao na tarde do dia 22 de outubro. A primeira perna deve durar cerca de 40 dias e vai até Fremantle, na Austrália.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: novembro 24, 2006