Webventure

Após problemas, Torben Grael volta à liderança da Volvo Ocean Race


Torben segue bem na disputa (foto: Divulgação/ VOR)

Depois de inúmeros problemas na travessia pelo Canal da Mancha (veja mais e assista ao vídeo), o Ericsson 4, comandado pelo brasileiro Torben Grael, volta à liderança da oitava etapa da Volvo Ocean Race. O mesmo vento que ontem castigou a tripulação, hoje foi benéfico e trouxe o barco do brasileiro de volta ao primeiro lugar.

Apesar da liderança de Torben, os veleiros estão muito próximos uns dos outros, em uma etapa rápida e com altas velocidades. Na região do estreito de Dover, os barcos tiveram o tráfego de inúmeros navios da marinha mercante francesa, mas nada que atrapalhasse a flotilha.

Na segunda colocação e apenas uma milha náutica de Torben, está o Green Dragon. Logo atrás vem o Puma, a seis milhas, seguido por Delta Lloyd, Tele Black e Tele Blue. O Ericsson 3, de Magnus Olsson, ficou do lado errado do vento e acabou perdendo muitas colocações. “Ninguém tem dormido muito nas últimas 36 horas. Embora estejamos muito perto ainda parece muito distante. A etapa tem sido muito exigente e agora estamos na frente”, comentou David Endean, tripulante do Ericsson 4.

Teste especial – Na “esquina da Holanda”, como é conhecida a costa holandesa, em frente ao porto de Roterdã, a organização montou um percurso em loop onde todos os barcos precisavam passar. Embora não valesse pontos extras, o Ericsson 3 fez o menor tempo e ganhou um troféu comemorativo. Após a passagem dos VOR70, iatistas de várias partes da Europa usam o percurso para testar suas habilidades e chegar próximos aos tempos dos gigantes da Volvo Ocean Race.

A etapa termina dentro de alguns dias em Marstrand, na Suécia, onde acontece apenas uma pequena parada e as equipes de apoio não poderão fazer reparos nos barcos. Os barcos seguem com médias de 25 a 30 nós.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure