Bimba diz que após o mundial entrou para a história da vela brasileira (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)
Direto do Rio de Janeiro – Ricardo Winicki, o Bimba, chega ao Rio de Janeiro com o título de campeão mundial de RS:X, obtido semana passada em Cascais (Portugal), além da vaga para a Olimpíada conquistada para a equipe brasileira. Animado, ele diz se terá mais pressão, já que estará diante do público brasileiro.
Eu continuo igual, tranqüilo, se tivesse feito um péssimo mundial estaria muito mais preocupado, comenta o velejador que imagina encontrar um páreo duro pela frente. Conheço bem meus adversários e sei da dificuldade, já que todos vêm muito bem preparados e competem em provas internacionais.
Entre os destaques, Bimba acredita que o argentino será um grande obstáculo, assim como o venezuelano, o mexicano, o americano e o canadense. De acordo com o velejador de 27 anos, a previsão é de ventos fracos, o que nivelaria por baixo as regatas.
Vitória no Pan – Campeão Pan-americano em 2003, ele espera obter o bi diante do público brasileiro, mas diz que o grande objetivo já foi conquistado. O ano vem sendo excelente, ganhei meu primeiro evento de Grande Slam que foi a Semana de Vela Olímpica da Holanda e tenho feito pódios em quase todos os eventos. Um dos grandes sonhos que era o mundial eu já conquistei, então o que vier agora é lucro.
O carioca não teve muito tempo para comemorar e sentir a felicidade de uma conquista mundial, já que o intervalo entre a referida competição e o Pan foi muito curto. Essa é uma alegria que ninguém tira de mim, sendo o primeiro ou último nesse Pan, ressalta. Já participei de 15 campeonatos mundiais, sei da dificuldade e que poucos brasileiros conseguiram um título como esse.
Praticante da modalidade desde os dois anos de idade, quando o pai o levava para passear no mar, interrompeu os treinos por sete anos e, ao voltar, obteve vários títulos brasileiros e sul-americanos. Com a conquista em Portugal, Bimba diz que entra para a história do windsurf e da vela brasileira e dá a receita para a vitória. Faço com amor, faço com prazer. O espírito é entrar na água e se divertir.
Este texto foi escrito por: Alexandre Koda