São Paulo – A Dunas Race acaba de refazer o roteiro do Rally dos Sertões para conferir a planilha (espécie de mapa usado pelos competidores) e anunciou nesta segunda-feira pequenas modificações na distribuição das etapas. O trajeto terá 3.805 quilômetros no total, sendo 1.527 cronometrados para carros, motos e quadriciclos e 1.464 para os caminhões.
Uma das novidades, segundo Marcos Ermírio de Moraes, diretor-geral da Dunas, empresa organizadora do Sertões, será a realização da etapa Maratona já na primeira noite da competição, em Padre Bernardo (GO), quando apenas os competidores poderão fazer a manutenção nos veículos sem a ajuda dos mecânicos. As equipes de apoio deverão seguir de Goiânia direto para Porangatu.
Outra novidade é a última etapa, entre Barreirinhas e São Luís, onde o uso do GPS será essencial. O trecho terá 93 quilômetros cronometrados. Os 30 primeiros terão “areia pesada” e com trilhas estreitas e sinuosas. Na seqüência virão as dunas, algumas com até 15 metros de altura. Os últimos 30 quilômetros terão trechos sinuosos de areia, com várias depressões, “uma atrás da outra”.
A última etapa cronometrada do rali praticamente começa e termina em Barreirinhas, em forma de “ferradura”. O deslocamento entre o final da especial e a rampa de chegada, montada na Praia do Calhau, em São Luís, na sexta-feira, dia 1 de agosto, terá 270 quilômetros. Lá haverá um parque fechado. A festa de premiação está agendada para sábado à noite, dia 2 de agosto.
Dia 24 de julho
“Especial dos Pirineus”
Etapa 1: Goiânia (GO) Padre Bernardo (GO)
Total do dia: 292 km
Deslocamento inicial: 145 km
Especial: 110 km.
Característica: Pedras, cascalhos, erosões e trial.
Deslocamento: 37 km
“Nesta noite haverá a etapa Maratona, quando apenas os pilotos poderão fazer a manutenção dos veículos sem a ajuda dos mecânicos. As equipes de apoio deverão seguir de Goiânia direto para Porangatu”.
Nível Técnico: 3 curecas
Dia 25 de julho
“Especial do Tranca”
Etapa 2: Padre Bernardo (GO) Porangatu (GO)
Total do dia: 597 km
Deslocamento inicial: 62 km
Especial: 200 km para carros, motos e quadriciclos e 137 km para caminhões.
Característica: pedras de diferentes tamanhos, erosões, rios, lombas e cascalho.
Deslocamento final: 335 km
Nível Técnico: 4 curecas
Será o dia mais longo do rali. No final desta especial terá acesso para o apoio. Este será um dos dias mais importantes da prova devido à dificuldade da etapa cronometrada.
Dia 26 de julho
“Especial do Labirinto”
Etapa 3: Porangatu (GO) Palmas (TO)
Total do dia: 591 km
Deslocamento inicial: 14 km
Especial: 214 km.
Característica: estradinhas de fazenda com velocidade média e alta no início, com muitas lombadas. Nos últimos 50 quilômetros a especial será mais travada e estreita. Não há pedras.
Deslocamento final: 363 km
Nível técnico: 2 curecas
A navegação será de extrema importância.
Dia 27 de julho
“Especial Jalapinha”
Etapa 4: Palmas (TO) Colinas (TO)
Total do dia: 465 km
Deslocamento inicial: 76 km
Especial 1: 100 km
Característica: velocidade média e baixa, lombas, mata-burro e navegação.
Deslocamento: 190 km
“Especial da Arroba”
Especial 2: 66 km
Deslocamento final: 33 km
Nível técnico: 3 curecas
As etapas especiais terão bom nível técnico. As lombadas, apelidades de ‘esfria-saco’, exigem atenção redobrada. As pontes de tora, com grande vão interno, também precisam de cuidados.
Dia 28 de julho
“Especial do Voa Baixo”
Etapa 5: Colinas (TO) Araguaína (TO)
Total do dia: 213 km
Deslocamento inicial: 13 km
Especial: 138 km.
Característica: média e alta velocidades, piso de areia, pouca pedra com boa navegação e sinuosidade.
Deslocamento final: 62 km
Nível técnico: 2 curecas
Os últimos 80 quilômetros da etapa especial será de alta velocidade, com o piso bom. O dia será mais tranquilo, possibilitando que os competidores cheguem mais cedo à Araguaína para providenciar a manutenção dos veículos.
Dia 29 de julho
“Especial dos Meninos”
Etapa 6: Araguaína (TO) Carolina (MA)
Total do dia: 309 km
Deslocamento inicial: 41 km
Especial 1: 66 km.
Característica: areia, trecho travado, trilhas estreitas, pedras e lombadas. Nível técnico: “3 curecas”
Deslocamento: 15 km (haverá travessia de balsa)
Especial 2: 140 km.
“Especial do Jalapão”
Característica: areia e navegação no cerrado.
Deslocamento final: 47 km
Nível técnico: 4 curecas
A cidade de Araguaína possui uma boa infra-estrutura, com vôos comerciais. É uma boa opção para deixar ou entrar no rali.
Dia 30 de julho
Etapa 7: Carolina (MA) Barra da Corda (MA)
Total do dia: 436 km
Deslocamento inicial: 230 km
Especial: 202 km.
Característica: velocidades baixa, média e alta, além de muita areia e depressões na pista
Deslocamento final: 4 km
Nível técnico: 4 curecas
Neste trecho haverá grande reta com aproximadamente 30 quilômetros. Neste ponto os competidores devem bater o recorde de velocidade da competição. Alguns carros devem chegar perto dos 200 quilômetros por hora.
Dia 31 de julho
“Especial do Vietnã”
Etapa 8: Barra da Corda (MA) Barreirinhas (MA)
Total do dia: 553 km
Deslocamento inicial: 228 km
Especial 1: 132 km
Característica: especial travada de cascalho, com erosões, buracos, depressões e boa navegação.
Deslocamento: 110 km
Especial 2: 66 km.
“Especial das Deps”
Característica: erosão, depressões e areia
Deslocamento final: 17 km
Nível técnico: 4 curecas
A primeira etapa especial será difícil devido ao grande número de depressões no solo.
Dia 1º de agosto
Etapa 9: Barreirinhas (MA) São Luís (MA)
“Especial do Afonso”
Total do dia: 369 km
Deslocamento inicial: 0 km
Especial : 93 km
Deslocamento final: 276 km
Chegada na Praia do Calhau
Característica: “Primeiros 30 quilômetros de areia pesada e trilha bem sinuosa e estreita. A navegação será por GPS depois dos 30 quilômetros iniciaislembrando bastante a primeira etapa do Rally Rota Sul, disputado no Rio Grande do Sul, em abril”.
O Rally Internacional dos Sertões tem organização e promoção da Dunas Race e patrocínio de Ipiranga e Banco Real. Co-patrocínio é da Volkswagen Caminhões, BF Goodrich, Prefeitura de São Luís e Helibras. O apoio é do Governo de Goiás, Governo do Tocantins, Prefeitura de Goiânia, Prefeitura de Palmas, Nera Telecommunications, Hering e Rádio Eldorado. Colaboradores: Webventure (www.webventure.com.br), Lico Motorsports, Tranzero, Julio Simões, Yasuda Seguros e Controlsat. A supervisão é da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).
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Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro/VipComm
Last modified: junho 30, 2003