Carregando a bicicleta. (foto: Camila Christianini/ www.webventure.com.br)
Como típico do mountain-bike europeu, onde costuma chover muito e as trilhas ficam enlameadas boa parte do ano, uma dica é aprender a carregar sua bicicleta pois, ao encontrar um obstáculo, você poderá passá-lo com mais equilíbrio e velocidade.
Para os europeus a idéia de carregar a bicicleta é comum, pois foi lá que na década de 50 surgiu o cyclo-cross que é um famoso esporte de inverno de ciclismo off-road. Biking no inverno europeu? Isso mesmo, e com muita lama e até mesmo neve.
O cyclo-cross é considerado a F-1 do ciclismo. Sua corrida percorre um circuito de 3 km em média, e todo demarcado com curvas e obstáculos artificiais. Não é raro o biker ter que pular fora da bicicleta e transpor o obstáculo com ela nas costas. O cyclo-cross é praticado geralmente em parques urbanos nas principais capitais européias. Tornou-se um esporte perfeito para o publico europeu que costuma lotar as world cups e acompanhar seus ídolos como na formula-1.
Para carregar a bike nas costas você tem que colocar o top tube da bike apoiado no seu ombro direito ou esquerdo e uma de sua mão apoiada no guidão. É preciso saber correr a pé porque com a bike bem fixada em seu ombro você terá a liberdade de correr com ela de forma segura e rápida.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 7, 2000