Foto: Pixabay

Aprenda a consertar uma corrente

Redação Webventure/ Biking

Coloque a corrente perfeitamente assentada no encaixe interno. (foto: Arquivo Marcos Adami)
Coloque a corrente perfeitamente assentada no encaixe interno. (foto: Arquivo Marcos Adami)

Sem maiores problemas, desde que você tenha em mãos a chave de corrente. Uma ferramenta que você encontra em boas bicicletarias e bikes shops e custa cerca de R$ 20,00. Vale a pena ter uma sempre em sua bolsa de selim ou pochete, especialmente quando sair para trilhas distantes ou longos trechos de estrada na speed.

Veja como é fácil se livrar dessa enrascada:

  • Deite a bike com o lado da coroa para cima. Identifique o elo ou os elos que se romperam;
  • Coloque a corrente perfeitamente assentada no encaixe interno; (foto)
  • Gire a manivela até encostar o extrator no pino da corrente;
  • Continue girando a manivela forçando o pino para sair;

  • Conte mais ou menos 6, 6 voltas e meia. Não extraia totalmente o pino, deixe-o ainda preso na lateral do elo. Se o pino sair totalmente vai dar uma dorzinha de cabeça ao tentar fechar o elo;

  • Após retirar o elo danificado, basta repetir a operação de forma inversa e fazer a emenda. Se o elo ficar preso devido ao amassado da reinstalação do pino, segure a corrente na horizontal e faça movimentos laterais fortes com as mãos para soltá-lo.

    É melhor tomar o rumo de casa! Correntes não quebram em vão, se quebrou é sinal que já está gasta e portanto frágil, e pode quebrar de novo. Desista da trilha, do treino ou do passeio e vá para casa.

    Providencie a substituição da corrente com urgência. Uma ótima sugestão: Quando adquirir sua chave de corrente peça ao vendedor ou ao mecânico para te explicar como utilizá-la corretamente! Na hora H você vai ter que saber!

    Este texto foi escrito por: Webventure

    Last modified: fevereiro 21, 2017

  • [fbcomments]
    Redação Webventure
    Redação Webventure