Webventure

Argentinos garantem que Las Pampas será etapa do Mundial em 2005


Por Las Pampas Rally em 2002 quando pela primeira vez utilizou o território chileno (foto: Gustavo Mansur / Webventure)

O Por Las Pampas Rally já é etapa válida pelo Campeonato Mundial de Rali Cross-country da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), segundo reportagem publicada pelo jornal chileno El Mercurio. Os organizadores argentinos e chilenos do Por Las Pampas Rally anunciaram que a prova já faz parte de um Campeonato Mundial unificado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo) em 2005.

“Queremos fazer uma prova de 10 dias de duração com no mínimo 5 mil quilômetros de extensão. E ela irá cruzar a fronteira mais de uma vez para levar os participantes pelos pontos mais bonitos de cada um dos países”, explicou Felipe Horta, responsável pela parte chilena do novo Por Las Pampas Rally 2005, que está programado para março do próximo ano.

No Brasil, os organizadores do Rally dos Sertões recebem no próximo mês uma delegação da FIM com a expectativa de trazer outra etapa do mundial para o Brasil em 2005 (para ver esta notícia clique aqui).

O Por Las Pampas Rally é uma prova argentina que faz parte do Mundial Cross-country da FIA desde 1998. Em 2002, foi organizada a primeira edição em parceria com chilenos aproveitando o potencial do Deserto de Atacama. Este ano o Por Las Pampas volta a receber uma etapa do Mundial da FIA a partir do dia 15 de setembro.

Calendário unificado FIA e FIM – O projeto do Por Las Pampas 2005 nasceu na intenção de Daniel Eli, criador argentino do rali, de juntar forças com o produtor chileno Felipe Horta na organização do rali em 2004. Juntos começaram a analisar a possibilidade de fazer um rali de porte médio, na data já marcada pela FIA, juntando os dois países. O projeto cresceu e os dois decidiram montar um rali de grande porte no próximo ano aproveitando a quase certa unificação do calendário da FIA e da FIM para 2005.

Hoje em dia os campeonatos da FIA e da FIM para a categoria Cross-country são separados e se encontram em alguns poucos eventos ao longo do ano. É o caso do Rally do Marrocos que aconteceu nesta última semana e que juntou os dois calendários de motos e carros.

A partir de 2005, a FIA e a FIM já anunciaram a intenção de organizar um único calendário unificado com cinco provas: Dakar, Por Las Pampas, Rally da Tunísia, Rally do Marrocos, Rally do Egito e o Rally de Dubai. Sendo que o Dakar só passaria a contar pontos para o Mundial unificado a partir de 2006 já que ainda é necessário realizar ajustes nos regulamentos.

Para relembrar a cobertura do Webventure no rali Las Pampas, clique aqui.

Este texto foi escrito por: Cristina Degani