Tripulaçãodo Aries IV na segunda Barla-Sota (foto: Daniel Costa/ www.webventure.com.br)
Direto de Ilhabea (SP) – Hoje aconteceu a segunda regata Barla-Sota da Semana de Vela de Ilhabela. A quarta regata do campeonato ordenou a classificação geral e amanhã quem ainda não conseguiu a colocação desejada irá para o tudo ou nada.
“Vencemos três das quatro regatas disputadas. Hoje tivemos uma velejada perfeita, espero que amanhã seja assim de novo”, disse o líder do campeonato Jorge Zarif. O Áries IV, veleiro de Zarif, antigo Pajero TR4, foi o primeiro no tempo corrigido de hoje. Ele terminou a regata em 2h30min50seg.
Em segundo lugar ficou o novo barco de Eduardo Souza Ramos, o Mitsubishi/Gol/Daslu, a 1min20 atrás. “Agora o campeonato está 80% vencido pelo Áries IV”, comentou o tricampeão da Semana de Vela. Com o resultado, a equipe de Souza Ramos ocupa a segunda colocação na Geral.
Atrás 1min59 no tempo corrigido ficou o baiano Odoyá, que tem o bicampeão olímpico da classe Laser Robert Scheidt como tático. “Largamos muito bem e fomos para o lado certo na primeira parte do percurso. Depois uma colisão do No Brainer nos atrapalhou, mas devemos ter um resultado bom”, disse Scheidt. “Amanhã nós vamos correr com um olho na nossa classe e um olho na IMS, mas dependemos do resultado de hoje para saber se podemos alcançar o Áries”, completou. Quem chega em primeiro em uma regata perde um ponto, o segundo perde dois e assim por diante.
Acidente – Hoje um acidente atrapalhou a largada da ORC, cinco minutos após a largada da classe IMS. Um dos veleiros grandes, o Viva bateu em um Skipper 21, que teve o mastro quebrado, o Orson Jr. O acidente gerou um protesto, que ainda está sendo julgado e até amanhã o veleiro causador do acidente poderá ser punido. “O que achamos lamentável foi que o veleiro grande não prestou socorro, não deu a mínima e simplesmente foi embora. Normalmente um velejador de oceano não tem esse tipo de atitude”, reclamou José Nolasco, coordenador técnico da competição.
Confira a classificação geral após quatro regatas, no penúltimo dia de Semana de Vela.
1 – Áries IV, do brasileiro Jorge Zarif – 14 pontos perdidos
2 – Mitsubishi/Gol/Daslu, do brasileiro Eduardo Souza Ramos – 19 pontos perdidos
3 – Memo Memulini, do uruguaio Bernd Knuppel – 23 pontos perdidos
4 – Mercenario, do argentino Luis Silva – 26 pontos perdidos
5 – Odoyá – do brasileiro Georg Ehrensperger – 27 pontos perdidos
Este texto foi escrito por: Daniel Costa