Charleston, EUA – Depois de nove meses de dramas, disputas e muito trabalho chega ao fim a regata Around Alone, a volta ao mundo em solitário. A competição foi oficialmente encerrada hoje (13/05) com a vitória de P. Mouligne na Class II. No último sábado (08/05), o italiano Giovanni Soldini venceu a Class I, a mais badalada do evento,
com recorde. Ele completou as 27 mil milhas em 116 dias, 20 horas, 7 minutos e 59 segundos, diminuindo a marca de Christophe Auguin’s, na edição de 1994-95, em quatro dias e 21 horas.
“Eu nem pensava em recorde, só na corrida e em fazer o barco andar rápido”, declarou Soldini na chegada em Charleston (EUA), que foi também o ponto de partida da regata. A competição foi dividida em quatro etapas e, na terceira, de Auckland (NZL) a Punte del Leste (URU), o italiano viveu o momento mais dramático de toda a volta. Ele fez o resgate arriscado da francesa Isabelle Autissier, cujo barco estava afundando no Oceano Atlântico. Pelo ato, o campeão foi taxado de “herói”.
Sem adversário – A temporada de Soldini já havia começado com uma tragédia: a morte de seu companheiro na equipe Fila e designer do barco, Andrea Romanelli. Quando a corrida começou, em setembro último, Soldini ainda sentia a perda. Muita gente questionava se a paixão do italiano pelo mar tinha ido embora para sempre.
Mas nos nove meses seguintes Soldini acabou com qualquer especulação e levou a regata com habilidade, ousadia e muita velocidade, sem ter a liderança ameaçada em nenhum momento. De Charleston, os competidores foram para Cape Town (AFS), depois para Auckland, Punta del Leste e voltaram ao ponto de partida.
Quando a volta a volta ao mundo começou, a Class I tinha 60 barcos. Nesta última etapa apenas dois restaram na competição, demonstrando a dificuldade da corrida.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 21, 2017