Webventure

Arquipélago

Cidade mais próxima: Teresópolis

Tipo de pedra: Granito

Estilo predominante:
Desde as clássicas fendas de outrora como as exigentes vias esportivas da atualidade. A extensão das vias não passa de 30 metros. Há muitas possibilidades no local já que não foram explorados nem 5% dos blocos. A rocha trata-se do tradicional granito da Serra dos Órgãos, mas com inúmeras fendas e vários blocos com agarras e regletes. Também há muita aderência, porém a rocha é bem áspera.

Número de vias (aproximado): 11, do III grau ao VIIIc

Vias de escalada:
Bloco 01 (Salão Verde) Metrô dos Largatos (III) – Grande fenda em diagonal, Camalots grandes repetidos; Fenda do Bruno Menescal (VI) – 4 a 5 Friends médios.

Bloco 02 (Catchapoing) A Ira de Thor (VIIIc/IXa) – a confirmar. Boulder Apalca Baby (VIIa). Boulder Cream Cracker (IV/V) – top-rope.

Bloco 03 Um Dia a Casa Cai (VI A2) – Aderência e fenda, Friends grandes, Hexcentrics. Atenção: Não utilize a frágil laca no começo da via.

Bloco 04 Doces Fissuras (VIIa) – Aderência.

Bloco 05 Podres Poderes (VI); Satisfaction (6º VII); Buracos dos Prazeres (VIIa/b); Retrocesso Vertical (VIIb); Fenda – 4 Friends pequenos/ médios.

Comentários:
Este lugar foi batizado de Arquipélago pois são vários blocos (“ilhas”) cercados por um mar da capim-gordura.

Como chegar:
A melhor opção é para quem vem de Petrópolis. Deve-se seguir em direção à Itaipava para depois subir a serra. A entrada da trilha fica em um barranco do lado esquerdo de quem desce, ao lado do “asfalto novo”, onde havia um defeito na estrada (foram feitas obras recentes neste trecho alargamento da pista). Este barranco também funciona como um excelente estacionamento.

Este texto foi escrito por: Webventure