Foto: Pixabay

Arras-Chateauroux, o primeiro desafio do Dakar

Redação Webventure/ Offroad

Juca Bala (esq) e Luiz Mingione acertam os últimos detalhes da preparação das motos para a largada (foto: Ricardo Ribeiro)
Juca Bala (esq) e Luiz Mingione acertam os últimos detalhes da preparação das motos para a largada (foto: Ricardo Ribeiro)

A largada da 24ª edição do Dakar acontece hoje, às 20h (17h horário de Brasília). Ao todo, 434 veículos entre carros, motos e caminhões partirão de Arras (norte da França), a 150 Km de Paris, em direção a Chateauroux (também na França). O Brasil terá oito veículos, sendo dois caminhões (um de assistência e outro de competição), um carro e cinco motos.

Esta será a primeira vez que a largada acontecerá à noite (anteriormente era realizada de madrugada) e a intenção é atrair um número maior de espectadores. As motos sairão primeiro, em seguida virão os carros, caminhões e os veículos de assistência. Esta primeira etapa terá um percurso total de 465 km.

Primeiro obstáculo – Nesta época do ano, o inverno é muito rigoroso na região de Arras e o frio será o primeiro desafio para os pilotos. “O tempo é bastante frio e úmido e o percurso será bastante incômodo para as motos”, afirma Klever Kolberg (conheça o roteiro ). A fina e invisível camada de gelo que se forma no asfalto é uma grande preocupação para os competidores. “Precisamos ter um cuidado redobrado, principalmente nas curvas, porque o chão fica muito liso”, explica o brasileiro Juca Bala, atual campeão do Dakar na categoria motos Super Production até 400 cilindradas.

Ontem (27/12), com uma temperatura de zero grau em Arras, os brasileiros fizeram as verificações técnicas e administrativas antes da largada, quando são checados todos os documentos pessoais dos competidores, como vistos de países africanos, comprovante de vacina contra febre amarela, seguros e também os veículos.

Este texto foi escrito por: Samir Souza

Last modified: dezembro 28, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure