Assim como na edição 2004 do Sertões, o primeiro dia terminou em Aruanã (GO). A cidade fica a 310 quilômetros da capital Goiânia, e é situada na confluência dos Rios Vermelho e Araguaia. A história da cidade está diretamente relacionada com o Araguaia, que sempre foi o principal atrativo turístico, além de uma grande fonte de renda para a região, com a pesca.
Os pescadores podem ainda desfrutar da fauna local, com botos cor-de-rosa, garças e andorinhas acompanhando a viagem do barco. Quando o rio não está cheio, aparecem cerca de 34 praias, que mudam de lugar a cada ano por causa do açoreamento.
Além dos rios, Aruanã tem como principais pontos turísticos Aldeia Indígena dos Karajas, a igreja de Nossa Senhora da Conceição de Leopoldina, situada na Praça Couto Magalhães e o Museu com os restos do barco a vapor Couto Magalhães.
Aruanã tem uma população de pouco mais de cinco mil habitantes em um área de 3.050 quilômetros quadrados. A cidade foi construída para dar apoio ao presídio Militar de Leopoldina, assim chamado em homenagem a esposa do Imperador Dom Pedro I.
Este texto foi escrito por: Webventure