O atleta Hadi Akkouh (foto: Arquivo pessoal (Facebook))
O XTerra Brasil Tour Ilhabela, que acontece no próximo sábado (24), vai contar, além da tradicional prova de triathlon, com a segunda etapa do XTerra Night Run, uma corrida de montanha com 9, 18 ou 50 quilômetros. A mais dura delas, a Endurance, de 50 quilômetros, larga às 16 horas, na Praia do Perequê, e irá até a Praia de Castelhanos, somando um desnível de 700 metros.
O corredor de aventura da QuasarLontra Rafael Campos, que participou da última etapa da prova em Mangaratiba (RJ), em agosto, segue para a disputa no sábado com a expectativa de ficar entre os dez melhores. Não consegui manter uma rotina correta de treinos de corrida longa. Conto, então, com a minha experiência. Quero terminar bem e gostaria de ficar entre os dez primeiros, fala Rafael, que ficou em sétimo lugar no Endurance do XTerra Costa Verde.
Por ser uma corrida noturna, Rafa acredita que o psicológico conta tanto quanto o treinamento. Por ser à noite, com terreno irregular e com você correndo sozinho, chega um momento que é preciso ter cabeça e tranquilidade para conseguir finalizar. O desafio é legal por causa disso: as primeiras horas de prova são a parte física, depois você vai ter de lidar com outras coisas, explica.
Outro corredor de aventura. Já Hadi Akkouh, da Selva Aventura, também vai participar da competição. O corredor de aventura conta que mudou o foco de seus treinos depois que começou a disputar corridas de longa duração. Comecei a correr mais ultramaratonas e provas de corrida de rua, tudo focando no El Cruce de Los Andes, em 2012, as nas provas da North Face e a Nike 600K. Tirei um pouco de bike da minha planilha e aumentei a quantidade de treinos de corrida, conta o atleta.
Hadi conheceu há pouco tempo o XTerra Endurance, mas, assim que soube da competição, a incluiu em seu planejamento. Tem tudo a ver com que eu estou buscando este ano, que são as provas de resistência, explica. Por conhecer bem Ilhabela, no litoral norte paulista, o competidor acredita que terá uma certa vantagem. Já conheço cada buraco de lá, quando a subida aperta ou é mais leve e onde posso forçar o ritmo. Essas coisas fazem diferença, já que as pessoas que não conhecem o percurso podem fazer um mau planejamento, comenta.
Para o corredor, planejamento, alimentação e hidratação são essenciais para completar o desafio. Este percurso tem muito sobe e desce, então, ter uma boa lanterna e outros equipamentos para fazer a prova, é importante. Por ser uma corrida noturna, o cuidado e a atenção devem ser redobrados, avisa Hadi.
Seu objetivo nesta disputa é ficar entre os dez primeiros, mas, como está fazendo treinos longos e nunca correu esta prova, tem receio de que a competição seja mais rápida do que seus planos. Nenhum atleta está indo para esta prova despreparado e todos tem um bom ritmo. Acho que será difícil, finaliza o competidor.
Este texto foi escrito por: Mariana Araujo, do portal Webrun
Last modified: setembro 23, 2011