Webventure

As luvas para mergulho


Luva com dedos (foto: Divulgação/ Fun Dive)

Nem sempre obrigatórias, as luvas para mergulho são acessórios que protegem o praticante da temperatura e também de locais que possam causar algum corte ou queimadura. Em alguns locais de mergulho, a luva é um acessório dispensável e até proibido.

Esta proibição acontece para que os mergulhadores possam tocar em peixes, raias, entre outros animais, e interagir com os mesmos. Geralmente, as luvas são utilizadas para quem realiza pesca submarina, para manejar alguns cabos de aço, mas nada impede um praticante do mergulho utilizar o acessório para proteção.

Assim como as roupas, as luvas são feitas geralmente em neoprene, e o revestimento interno em nylon ou plush. Grande parte delas possui também reforços externos (principalmente nas palmas das mãos) que podem ser de pelica ou veludo, para evitar cortes nas mãos e também no neoprene, e torna o acessório anti-derrapante.

Escolhas – As configurações das luvas vão de acordo com o gosto do mergulhador. Os dedos do acessório podem ser inteiros ou cortados (mão inteira ou apenas três dedos). A escolha de qual o modelo ideal depende do mergulho que ira realizar e também do equipamento usado para a descida.

“No mergulho, as pessoas preferem luvas sem dedo por conta do tato. Quem usa carretilha, por segurança, precisa deste manuseio e com a luva inteira, perde-se o tato. No mergulho técnico, é ideal estar ou sem luva ou com luvas de dedos cortados, pelo menos o polegar, indicador e o dedo médio”, explicou Luiz Plassmann, da loja Fun Dive.

Este texto foi escrito por: Bruna Didario