Foto: Pixabay

As novidades off-road no Salão Duas Rodas 2003

Redação Webventure/ Offroad

Estande da Honda  um dos maiores do Salão 2003. (foto: Luciana de Oliveira / Webventure)
Estande da Honda um dos maiores do Salão 2003. (foto: Luciana de Oliveira / Webventure)

Clique aqui e confira a galeria de fotos do evento.

Lançamentos, tardes de autógrafos e exibições marcaram o Salão Duas Rodas 2003 para quem curte moto off-road. No evento realizado do último dia 14 até ontem, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, não foi novidade que a maior parte do espaço tenha sido dedicado a modelos de rua, mas as máquinas ideais para andar na terra também tiveram vez. Honda e Yamaha tiveram os maiores estandes, mas marcas como Gas Gas, Suzuki, BMW, Pirelli, Sundown, Circuit, Vaz, ASW/Fox e Scott também investiram na participação. Um campeonato de Arena Cross foi realizado especialmente para a feira (leia mais) e a área externa também recebeu o show de saltos do piloto Jorge Negretti (Personalidade Webventure).

A Honda criou um espaço especial para exibir as motos de sua equipe de motocross, composta, entre outros, por Jorge Balbi Jr, atual campeão brasileiro 250cc; além de Massoud Nassar Neto e Rafael Zenni. Entre os modelos off-road exibidos estavam a CR85R, CR125R, CR250R e CRF450R; e a XR250 Tornado, para enduro de regularidade, e sua nova versão preparada para motocross, com escapamento, filtro de ar, transmissão secundária e guidão que foram substituídos por componentes especiais para a prática do off-road.

A empresa também abriu espaço ao quadriciclo, exibindo o modelo TRX 350 Fourtrax, que até janeiro de 2002 era importado dos EUA e depois passou a ser fabricado no Brasil, nas versões TM (tração 4×2) e FM (tração 4×4).

Mais espaço aos quadris – Com música ao vivo num palco montado no estande, a Yamaha exibiu a linha 2004. Os quadris também foram atração da empresa no fora-de-estrada, com a exposição dos modelos lançados neste ano, como o YFM 660R, com motor de 660cc acionado – monocilíndrico quatro tempos refrigerado a água, suspensão dianteira independente, mais suspensão traseira monoamortecida com braço oscilante em alumínio, tudo com a promessa de fazer o quadriciclo permanecer grudado ao chão e de superar as irregularidades, depressões e obstáculos do terreno.

Outra a investir nos quadriciclos foi a Gas Gas Brasil, com o modelo da linha 2004 Quad 450cc, motor 449cc “idêntico ao da (moto de enduro) FSE, com injeção eletrônica”. Também foram exibidas as versões 2004 das motos EC125, pilotada pelo finlandês Petri Pohjamo, campeão mundial de enduro, e agora com novas regulagens, frente mais rígida, prometendo rendimento superior, além de modificações para melhor funcionamento do sistema de freio em altas temperaturas; e da TXT Pró (125, 200, 250, 280 e 300cc), para trial. Esta moto tem um novo amortecedor na suspensão traseira e novos discos de embreagem; e está mais leve, devido ao eixo da balança agora ser em alumínio.

Acessórios e vestuário – Líder no mercado off-road a ASW/Fox teve duas lojas no Salão, uma com a ACERBIS e outra com a Alpinestars, com venda direta ao público de capacetes, vestuário e acessórios, calçados e bolsas. Também investindo no ramo de moto off-road, a Scott marcou presença com óculos, lentes, balaclavas, luvas e manoplas, destacando os novos óculos Voltage MX 2003, com conceito de ventilação Top Down (de cima para baixo), prometendo o máximo em propriedades anti-embaçantes e a ventilação que ajudaria a evitar a transpiração e não permitiria o ressecamento ou lacrimação dos olhos. Essa linha já é usada pelo atual vice-campeão brasileiro de motocross 250cc, Roosevelt Assunção.

Um serviço de muito sucesso no Salão foi realizado novamente pela Taurus Capacetes. Na “capaceteria”, o visitante podia guardar seu capacete enquanto passeava pela feira. Ao buscá-lo, o recebia limpo e polido. Se fosse um capacete da marca, o serviço incluía também a regulagem dos mecanismos e substituição de peças que comprometessem o funcionamento do capacete, sem custo ao proprietário.

Em 2004 Ainda não foram divulgados os números da edição deste ano do Salão a expectativa da organização (a MG Media Group do Brasil) era de 200 mil visitantes. O evento é bienal se reveza com o Salão do Automóvel. Mas para 2004 será organizado o Show Duas Rodas com mais ênfase às atrações ao ar livre.

Clique aqui e confira a galeria de fotos do evento.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: outubro 20, 2003

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure