Foto: Pixabay

As três categorias seguem bem no rali

Redação Webventure/ Offroad

O Brasil subiu no ranking do Dakar após a disputa da 12ª etapa em Siwa, no Egito. André Azevedo assumiu a vice-liderança nos caminhões e Klever Kolberg e Lourival Roldan pularam para a segunda posição na classificação geral acumulada da categoria Super Production Diesel, com um Mitsubishi Pajero Full. A competição nesta terça-feira (14/01)foi em forma de laço, com 445 quilômetros no total, sendo 341 cronometrados.

No roteiro, retas longas e dunas gigantes, uma dificuldade a mais para os competidores. “O trecho era extremamente perigoso, com os chamados ‘degraus’ de dunas. Em algumas delas procuramos lugares mais seguros para passar”, contou André Azevedo. “O holandês Gerardus De Rooy foi uma das vítimas hoje. Ao saltar uma duna a cabine basculante do caminhão chegou a se desprender, mas todos os ocupantes estão bem”, disse o brasileiro. De Rooy era o líder na categoria e dificilmente conseguirá voltar para a prova.

Jean administra – Enquanto André e Klever ganham posições, Jean Azevedo decidiu que a partir de agora passará a administrar a corrida para manter a quinta posição na classificação geral acumulada das Motos. “Faltam cinco dias para o final do rali e o nosso objetivo está sendo alcançado, que é ficar entre os 10 primeiros. Estou aproximadamente seis minutos atrás do quarto, o francês Jean Brucy, e cerca de 17 minutos na frente do sexto colocado, o chileno Carlo De Gavardo”, afirmou o piloto.

Após 12 etapas, o francês Richard Sainct lidera a categoria Motos com o tempo de 35h09min47. Cyril Despres, também da França, está em segundo, com 35h20min35. O italiano Fabrizio Meoni é o terceiro, meia-hora atrás do primeiro. Jean Azevedo aparece em quinto entre todas as motos, com 36h14min03 acumulados.

Briga acirrada – Nos Carros, os três primeiros são os seguintes: o francês Stephane Peterhansel, com 30h58min30; o japonês Hiroshi Masuoka, com 31h22min48 e o francês Jean-Pierre Fontenay, com 33h24min15). Klever e Lourival Roldan estão em 12º na geral acumulada, com o tempo de 39h37min26.

Nos Caminhões, o russo Vladimir Tchaguine, da equipe oficial de fábrica Kamaz, é o líder com 39h34min20. O brasileiro André Azevedo e os checos Tomas Tomecek e Mira Martinec, de Tatra, estão em segundo, com 40h41min12.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: janeiro 14, 2003

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure