Mitsubishi Motors/ Gol será o maior barco da RISW (foto: Eduardo Grigaitis/ YCI)
Em 2006,o barco Asa Alumínio, comandado na época por Lars Grael, foi fita azul em duas regatas e terminou na 9ª colocação da classe IMS 500 na Semana Internacional de Vela de Ilhabela. Na 34ª edição do evento, que acontecerá entre os dias 7 e 14/07 em Ilhabela (SP), o barco retorna com o nome de Mitsubishi Motors/ Gol, desta vez comandado por Eduardo Souza Ramos.
Para Ramos, que participa da competição desde sua segunda edição, em 1973, e foi oito vezes campeão, a principal dificuldade deste ano será a falta de conhecimento do veleiro. Velejei o barco apenas dois dias há duas semanas. É uma embarcação muito grande, que reúne 17 pessoas a bordo. É um tremendo desafio entrar numa competição tão difícil com tão pouco treinamento, disse.
O comandante passou as últimas semanas reformando o barco, que segundo ele, estava um pouco abandonado. Trocamos todos os cabos e adriças, muitas ferragens, a parte elétrica foi parcialmente refeita, mexemos no motor e o barco foi todo pintado. De 60 a 70% do enxoval das velas também precisou ser trocado, contou.
Expectativas – O Mitsubishi Motors/Gol, de 57 pés, será o maior barco a participar da RISW. Justamente por este motivo Eduardo está cauteloso. Por termos um barco grande, devemos andar na frente e, por isso, temos de evitar o piquenique, ou seja, o pessoal não pode ficar conversando. Temos de fazer uma grande vantagem para ganhar tempo no corrigido, esclareceu. Outra desvantagem de andar na frente é a de buscar os melhores trajetos. Quem vem atrás tem sempre a chance de desviar se a nossa opção não for a melhor, complementou.
Este texto foi escrito por: Webventure