Edição 2008 do Brasileirão (foto: Divulgação)
A cada dia o Brasileirão de Trekking 2009 ganha mais importância. Além de reunir as melhores equipes do país entre 11 e 13 de junho em Ipiabas, na região serrana do Rio de Janeiro, no segundo dia do torneio será organizada a Assembléia Geral de Fundação da CBTrekking – Confederação Brasileira de Trekking, para votar o Estatuto e definir os nomes para a presidência e o Conselho Fiscal da nova entidade.
Até o momento, o Brasileirão já conta com 75 equipes inscritas. Os competidores de seis estados da nação participam de três provas de cerca de 36 quilômetros, sendo duas diurnas e uma noturna.
A idéia é surpreender os atletas tanto os veteranos quanto os novatos com provas bem elaboradas, desafiadoras e divertidas, disse José Maurício Lemos, da Iron Adventure, e responsável pela organização do Brasileirão. A disputa vai exigir criatividade, estratégia, raciocínio lógico, consciência espacial, espírito de equipe, liderança e contato com a natureza durante toda a caminhada, completou Lemos.
Segundo os organizadores, a meta a cada Brasileirão é criar provas com rigor técnico cada vez maior, desde o registro de erro zero, cancelamentos de PCs zero e, da mesma forma, zerar os motivos para recurso. Nesse sentido, entre os critérios assegurados estão: apuração eletrônica, tripla conferência de cada prova, três montadores diferentes, contagem regressiva na largada, distinção entre as categorias trekkers e graduados e etapa de pontos corridos.
Até mesmo a natureza e a localização estão a favor do Brasileirão de Trekking. A 750 metros de altitude e distante 122 quilômetros do Rio de Janeiro, 350km de São Paulo, 390km de Belo Horizonte e 560km de Vitória, Ipiabas, distrito de Barra do Piraí, na região serrana fluminense se situa no Vale do Café. O clima é ameno e a paisagem se divide entre vales e montanhas, cachoeiras e lagos.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: junho 2, 2009