Com 11 minutos de duração, “O Dia Santo” retrata a jornada de um escalador, André Berezoski, o Belê, para completar a escalada mais difícil de sua vida, em um boulder.
O filme foi produzido em 2009 e tem a direção de Carlos Eduardo Coutinho Levy e produção de Gabriel Zuffo. “Eu trabalho já há algum tempo com vídeo e produzi alguns vídeos de escalada, mas sempre meio que na brincadeira. Sempre quis fazer um mais elaborado e com uma produção mais séria”, comentou Levy. “O Belê me falou que estava tentando um boulder que achava ser o mais difícil que já havia tentado. Mas o problema é que ficava em São Bento do Sapucaí (SP). Para tentar o boulder e fazer as gravações, tínhamos que viajar até lá”, lembra o diretor.
As gravações mostram o dia-a-dia de Berezoski, incluindo os treinamentos e o trabalho. “Na sexta-feira santa, após sete meses de tentativas, o Belê encadenou o boulder. Por isso o nome de, O Dia Santo”, conta Levy. “Este vídeo é uma retribuição para o Belê que fez tanto pela escalada brasileira”, finaliza o diretor.
No início, a intenção era produzir um vídeo com cinco minutos de duração, para ser colocado na internet. Mas por insistência do próprio Belê, o filme foi inscrito no Banff, a Mostra de Filmes de Montanhas. “Foi uma correria pra conseguirmos finalizar o material e acabamos o vídeo no último dia da inscrição”, disse.
O vídeo será exibido no dia 23 de outubro, às 21h, no Cine Odeon Petrobras – Praça Cinelândia – Centro, Rio de Janeiro.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: setembro 24, 2009