Aliança Bike reúne 47 empresas do setor (foto: Divulgação Specialized)
A Aliança Bike, associação que reúne 47 empresas ligadas ao mercado de bicicletas e acessórios, não vai mais estar na Bike Expo Brasil, feira de negócios do segmento. A seguir, o assessor de comunicação da Aliança, Carlos Ghiraldelli, explica o porquê da saída e como será a nova feira organizada pela associação.
A Aliança Bike está saindo da Bike Expo Brasil?
Não é bem uma saída. Acontece que a Aliança está desenvolvendo uma nova feira para 2012, e já estamos com uma adesão grande do mercado. Mais de 40 empresas já assinaram contrato com a Aliança. A verdade é que, por uma série de fatores, acabou havendo alguns desencontros ideológicos e a Aliança decidiu começar uma nova feira, que estivesse de acordo com o que o mercado pensa realmente.
Pode explicar melhor o porquê dessa separação?
Não teve briga, nada disso. Acontece que, desde o início, a Bike Expo Brasil partiu também da Aliança Bike. A ideia veio da Aliança, que entrou em contato com o Paulinho [Paulo de Tarso, do Sampa Bikers], sempre muito amigo da gente e que tinha experiência em feiras e, a partir disso, ele começou a desenvolver o projeto. Porém, sentimos que a Bike Expo acabou passando por mudanças ao longo do tempo, que levaram a uma saída daquela filosofia a qual acreditávamos. Não é nada pontual, são pequenas coisas que saíram de controle; Nós não sabíamos para onde que a feira estava seguindo.
Quando será a nova feira. O que já está planejado para ela?
A feira irá se chamar Brasil Cycle Fair. Estamos com tudo fechado. Será em outubro de 2012, no Pavilhão Imigrantes, entre os dias 16 e 18. Até agora, 41 empresas já assinaram contrato para a primeira edição da feira, inclusive algumas já começaram a fazer os pagamentos dos estandes. Pelo menos as grandes linhas do mercado já estão fechadas, como Specialized, Scott, Curtlo, Canondalle, ProShock, Merida, KHS, Giant. Estão com contrato assinado para expor nessa feira.
Qual empresa irá organizar a Brasil Cycle Fair? Será a Promotrade, que também faz a Adventure Sports Fair?
Ainda não está fechado. Estamos conversando com várias empresas que podem fazer a organização operacional da feira. Uma delas é a Promotrade, que está com a proposta mais adiantada, mas não existe nenhuma assinatura de contrato.
Este texto foi escrito por: Pedro Sibahi